sábado, 4 de agosto de 2018

Oração para Realizar a Missão que É a Bondade de um Filho de Deus

Esse é o Livro!
Prezados,

Como falei que ontem na Oração Matinal eu iria fazer a oração acima transcrita, segue-a na íntegra para vosso deleite.
Estas Orações Diárias do Masanobu se assemelham à Verdade em Orações que o avô dele postava: são orações longuíssimas e transmitem mais do que o conteúdo normal de uma oração (que, em tese, seria o pedido de alguma coisa ou fato ou similar). Estudando-as a fundo, pode-se notar muito do pensamento doutrinário do autor em relação ao assunto em tela.
Vamos lá então? Para quem quiser procurar no livro depois, está nas páginas 80-85:

"Querido Deus, o fato de não ser capaz de vê-Lo com os olhos físicos humanos mostra a Sua verdadeira grandeza. O que pode ser visto com os olhos humanos são meras coisas, não muito diferentes em tamanho ao corpo físico humano. Estruturas arquitetônicas imensas não podem ser vistas, a não ser à distância. No entanto, quanto mais distantes ficamos, menos detalhes podemos ver. Para vermos as vastas cadeias de montanhas, devemos vê-las subindo para o espaço ou partindo para o mar. No entanto, ao fazermos isso, nós nos tornamos incapazes de distinguir as formas individuais de cada montanha e não podemos ver os seres que vivem nelas. Também não podemos ver as pequenas coisas a olho nu. Não importa quão bonitas e complexas possam ser as formas de micróbios, pólen, esporos e células de outros seres vivos, nós não podemos vê-las a olho nu. Embora possamos olhar para eles com um microscópio ou telescópio, apenas uma parte é ampliada e não podemos ver a totalidade num só relance. No entanto, querido Deus, o Senhor não é o projetista de uma parte, mas daquela totalidade. O Senhor, que criou e tem completo conhecimento de tudo, desde as minúsculas partículas até o imenso universo, não poderia quiçá ser uma existência tão pequena a ser captada com os olhos físicos de um ser humano.
Querido Deus, eu estou sinceramente grato por estar aqui como filho do grandioso Deus. Sinto sua presença aqui claramente. As pessoas hesitam em crer no Senhor porque elas não podem vê-Lo, mas é pelo fato de não ser capaz de ser visto normalmente que eu sinto a profundidade do Seu amor. Se eu fosse capaz de ver uma existência tão grandiosa como o Senhor normalmente e, se em todos os lugares que meus olhos olhassem, eu pudesse vê-Lo e sentir Seus olhos, iria a qualquer lugar sem pensar e tentar por mim mesmo, como um rato seguindo o Flautista de Hamelin. Ou se eu tivesse um sentimento de culpa, eu me sentiria amedrontado e coibido, não teria calma suficiente para tomar uma decisão livre; como um prisioneiro sob a vigilância de um guarda, eu acabaria escolhendo uma vida em que sempre busco a Sua aprovação. No entanto, é pelo fato de o Senhor não ser capaz de ser visto a olho nu que eu posso desfrutar do Seu maior presente - a "liberdade".
É através dos seres humanos que a liberdade foi realizada pela primeira vez em grande escala. A liberdade é muito restringida nos outros seres vivos. Vários seres vivos agem através das ordens dadas por seus genes, sem liberdade. É por isso que não há distinção entre o bem e o mal nas suas ações. Isso porque, se determinadas condições são encontradas, uma determinada ação será necessariamente tomada. Quando a primavera chega, aparecem as novas folhagens e as flores desabrocham. Quando esquenta, os animais começam a se movimentar e iniciam as suas caças, as reproduções e a criação dos filhotes. Há um incontável número de projetos, padrões e combinações transbordando ali, mas as expressões da liberdade são incompletas. Embora possa haver beleza, a quantidade de bondade é insuficiente. Isso porque a expressão do bem só é possível quando há liberdade. Ser capaz de obter bons resultados livremente neste mundo, sem ser forçado, é possível pela primeira vez pelos seres humanos.
Querido Deus, eu estou sinceramente grato por me dar a oportunidade de expressar a "bondade" nesta Terra como um filho de Deus. "Bondade" não é algo que pode ser manifestada por força externa. Mesmo quando se trata de ajudar as pessoas, se fazemos porque somos obrigados e forçados por alguém, isso não é um ato de bondade, mas a subserviência de um escravo. Se uma pessoa, tendo a liberdade de não fazer algo, mas o faz por sua própria vontade, isso é quando, pela primeira vez, a bondade será realizada. Desta maneira, quando a "bondade" é endossada pela "liberdade" é que, pela primeira vez, ela será realizada; portanto, por Deus se esconder além dos olhos físicos dos seres humanos a liberdade, a bondade pode ser manifestada nesta Terra como vontade dos seres humanos.
Aqueles que são verdadeiramente grandes são existências que não podem ser vistas com os olhos físicos. Os seres humanos não podem ver as leis. A sabedoria não é visível aos olhos humanos. Nem o amor pode ser visto a olho nu. A vida toma diversas e variadas expressões, mas não podemos ver a bondade em si. Querido Deus, o Senhor é criador de todas estas coisas grandiosas e contém todas elas. Como um filho de Deus, eu tenho herdado Sua sabedoria, amor e vida e, assim, junto com estas coisas, usarei livremente o Seu maior presente - a liberdade - e prosseguirei avançando com a "expressão da bondade" nesta Terra.
Estou sinceramente agradecido ao Senhor por ter me dado esta sagrada missão."

("Prayer to Realize the Mission That is Goodness of A Child of God", de DAILY PRAYERS)

Gostaram? Pois é, dá até para fazer um estudo... pensando bem, não vamos dar ideia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário