quarta-feira, 8 de agosto de 2018

E Por Falar Em (Muitas) Palestras, Uma Dica Para Quem Está Começando...

Eu iria só postar a capa do livro...
mas achei a frase tão interessante!
... Enquanto estava terminando de escrever o último post, comecei a desenvolver um tema meio nada a ver com a temática anterior... resolvi cortá-lo e escrevê-lo de forma autônoma, a partir deste post... lá vai então...
Quase todo livro que leio sobre maestria e excelência em alguma coisa faz remissão ao excelente livro de Malcolm Gladwell chamado Outliers - Fora de Série por causa da tal regra das 10.000 horas. Tá bom, Daniel Goleman critica tal regra em seu Foco, mas isso não vem ao caso. E o que vem a ser tal lei?
Em suma (a história em si não vou contar, meu spoiler será ao contrário, conto a conclusão, mas como se chegou lá deixo à curiosidade dos leitores) a história é o seguinte: foram elaboradas pesquisas que apontaram que as pessoas chegam à maestria da sua profissão (considerando-se geralmente) com 10.000 horas de prática. Ou seja, o gênio é mais questão de inspiração do que de talento...
Assim, levando-se em conta que cada palestra que fiz tem uma média de 45 minutos, vejamos...
1 - 45 X 500 = 22.500 minutos
2 - 22.500 / 60 = 375 horas

3 - 10000 - 375 horas =  restam 9625 horas para eu ainda ser bom, ou seja, vou ter que ler muuuuuuiiiito ainda se eu quiser realmente ser bom...
E por que eu disse tudo isso? Porque se algum aspirante a preletor me pedisse algum conselho de como dar palestra, eu só poderia dizer um: pegue todas as chances possíveis e imagináveis de fazer palestra. Ainda que você não tenha tempo. Ainda que você não tenha o livro texto (combine com o presidente da sua AL antes trocar o tema, isso é mais fácil do que se pensa), mas faça. Quanto mais você fizer, menos medo você terá e mais confiante você fica. Sem contar que você acaba desenvolvendo um estilo todo seu para dar palestras.
Então, pratiquem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário