domingo, 19 de setembro de 2010

Do Girassol


Gente, esta é pra quem é preletor: alguma vez na vida vocês, dando palestras, já se viram diante de uma súbita e muito útil ideia no meio de uma palestra e a externou de imediato? Pois bem, eu tive a minha, vejam como foi...

Como disse ontem, dei aulas no módulo. Uma delas, assunto importantíssimo, falava da Convergência ao Centro. Pois bem, na apostila constava uma história de Buda sobre tal tema, em que ele mostrava aos seus discípulos uma flor de lótus. Pois bem, não tinha uma dessas à minha disposição; no entanto, substituí por um genérico dela, que serviria para o mesmo fim, um girassol, comprado da barraca da feira em frente de casa, após certa hesitação.

Convido agora os leitores do blog a verem a cena, digna da entrada do saudoso Pedro de Lara no também saudoso Show de Calouros: eu, todo de preto, entrando e saindo do ônibus com um vaso de girassol... só faltou os lírios.

Adentrei na regional com o vaso, logo arrumaram um pratinho para mim, ou melhor, para o Gerôncio, como batizei aquele espécime de Helianthus annuus, seu nome científico.

Pois bem, dei a palestra da convergência ao centro, e depois iria dar uma palestra sobre prosperidade para encerrar minha participação falando da quinta e da sexta normas fundamentais... aí é que veio o tal do insight...

5a Norma Fundamental: Ver sempre as partes positivas das pessoas, coisas e fatos e nunca as suas partes negativas, certo? Isso nos lembra o quê? Cinco segundos para pensar. Isso mesmo, o badalado Princípio do Relógio de Sol. Aí é que veio o satori! Qual o outro nome do Girassol? Heliotrópio, por qual razão? Porque o bicho move sua flor para a direção do sol, ou seja, ele busca o sol (Hélio = sol, trópio = virar, mais ou menos como Gira + sol...)

Captaram, neófitos? Não? Pois eu captei e mais do que depressa soltei a seguinte pérola: "Pois bem, o girassol, meus amigos, também é uma importante metáfora do princípio do relógio do sol, pois ele busca o sol durante todo o dia! Nós, da Seicho-No-Ie, deveríamos ser como os girassóis, procurar o sol incessantemente durante todo o dia!"

Hoje de manhã, continuei a meditar sobre o girassol, e cheguei a mais uma importante e curiosa conclusão: o bichinho está lá, mostrando sua vistosas vistosas pétalas amarelas presas pela raiz à terra. Terra, neste sentido significaria o mundo fenomênico. Mas ele procura, efetivamente, o sol, pois esta é a sua natureza implícita, ou seja, ele jamais se esquece de seu mundo da Imagem Verdadeira!

Não sei se a literatura da SNI dedicou-se algum dia a ver o girassol desta maneira. Muito provavelmente sim, mas, sinceramente, não me recordo. Acaso algum leitor tenha lido, peço a gentileza de me comunicar; não quero ter a pretensão de ser o pioneiro neste achado, muito embora a inspiração, quando veio, fez valer o mico de ter carregado, naquele sábado nublado e garoante, Gerôncio até a Regional!

E fica a lição: sejamos nós, sempre, belos e viçosos girassóis!
Muito Obrigado!

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk ..."eu, todo de preto, entrando e saindo do ônibus com um vaso de girassol... só faltou os lírios." e eu imaginando a cena, A propósito o girassol é minha flor preferida, acho maravilhoso .Parabéns foi mesmo uma ideia muito oportuna, deu pra fazer uma bela analogia. Aqui na minha AL, nas aulas de estudo o nosso Prof. nos concede um tempo(cerca de uns 20 minutos) para q possamos treinar , esse tempo usamos para fazer uma mini palestra.

    ResponderExcluir
  2. Sílvia,

    Muito interessante essa ideia de fazer mini-palestras...verei se aplico nas minhas próximas aulas... o chato é quando vc encontra um monte de gente tímida, quando eu pergunto as coisas mais básicas e todo mundo fica quieto...
    Vc está fazendo estudo de módulo? Está em qual?
    Muito obrigado por sua participação!

    ResponderExcluir
  3. É as mini-palestras ajudam bastante. Tinha verdaeiro pânico de falar em público. hoje considero q venci um pouco desse medo.
    A primerira q ve q fui fazer a oração de abertura e entoar o Canto Evocativo de Deus (em japones), na época faziamos em japones, foi uma situação dificílima pra mim. Hoje já me sento mais segura.
    Estou no Módulo 4

    ResponderExcluir
  4. Ah, então vc já é uma preletora, vai aprender mais o que comigo? Vc tem é q me ensinar, isso sim!
    Vc tem msn?
    Muito obrigado!

    Leonardo

    ResponderExcluir