sábado, 22 de janeiro de 2011

17 - Agradece A Teu Marido Ou A Tua Mulher

Aqui sim o "ou" existe, ou seja, a terceira das gratidões se refere ao marido ou a mulher. No meu caso, minha augusta esposa que bisbilhota agora o que escrevo. É a terceira em gradação das gratidões, e, se as duas primeiras (pátria e pais) eram gratidões a coisas superiores a nós, o nosso cônjuge é a única gratidão que é à alguém semelhante a nós. As demais são gratidões a pessoas e coisas aparentemente inferiores a nós (não quis ser politicamente correto, o aparentemente é verdadeiro sim).
E por que são iguais? Porque ambos são um só ser, provêm de uma única origem. Ok, ok, todos nós viemos de uma só origem, o que me atenua a dor de saber que não sou igual ao Tom Cruise, mas, quando me refiro a origem, eu digo origem de antes de nascermos.
Um koan já questionava: "qual era a aparência do nosso rosto antes de nascermos?" Sinceramente, não consegui tirar uma foto do meu rosto, e, mesmo que tirasse, não consegui trazer a foto para este mundo. Mas alguém sabe, e esse alguém é o nosso cônjuge. Sim, senhores, viemos quase todos neste mundo com alguém predestinado a nós, e, principalmente, predestinado a nos fazer melhores, a nos impulsionar nos nossos mais diletos e secretos sonhos. Os primeiros destes seres magníficos são nossos pais, os segundos, sim, são nossos cônjuges, desde que (sempre tem um "desde que"...) tenhamos bastante gratidão a ele...
Bom, como na casa deste ferreiro o espeto não é de pau, devo agradecer muito à minha augusta esposa por ter me aturado durante todos os cinco anos do nosso namoro, que já redundaram em dois meses de um matrimônio que, embora seja muito precoce para dizer, caminha para uma estabilidade emocional desejável. Sim, claro, temos vários desafios a percorrer (perdoem-me o tom confessional das palavras, mas aproveito que ela não está aqui por perto agora), mas acredito que estamos no caminho certo.
Bem distinto da maioria dos meus colegas recém casados. Um deles chegou a afirmar para mim que o casamento nada mais é do que um árduo exercício diário de abnegação. Outra colega minha casou em julho passado e já tem dois meses de separada (!!!). Confesso que, no início, tremi com tal expectativa, mas, desbravando dia a dia, semana a semana, mês a mês, sinto que no meu balanço de gratidão e ingratidão a conta anda mais azul do que vermelha, felizmente! Muito obrigado! A ela, claro!

Um comentário:

  1. Eu sou muito grata ao meu ex marido, juntos tivemos dois filhos maravilhosos ... e ele tbm é uma pessoa fantástica. Ele hoje está casado e tem uma filhinha (Lana), q me chama de mamãe Silvia: é um anjo q trouxe muita doçura a nossa familia.

    ResponderExcluir