sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SNI Hits - "Quem Cochicha o Rabo Espicha" - Jorge Benjor Ou Como Progredir Na Vida

Bem amigos deste blog! Como neste fim de semana vai ser difícil atualizar este blog, vou adiantando o SNI Hits desta semana, com uma música tão antiga quanto desconhecida, de Jorge Benjor, meu segundo maior cantor favorito, após, claro, minha musa Laura Pausini!
Antes de mais nada, uma explicação básica sobre a escolha de Benjor. Alguns anos atrás, quando Carlinhos Brown deu uma entrevista para a Playboy (sim, as entrevistas da Playboy também são muito boas!) foi levantada uma questão: a de que um dos maiores orgulhos de Jorge Benjor era justamente o fato de que ele jamais escrevera uma canção triste. Só isso já justificaria a inclusão dele em qualquer SNI Hits, não acham? Um cantor que se orgulha sempre de ver o lado iluminado da vida merece todas as nossas homenagens!
E a primeira delas segue aqui, confesso que nem me lembrava dela, até o dia em que escutei o ótimo CD "Músicas para ouvir no elevador", em que ele faz um dueto com o Barão Vermelho. Infelizmente, não achei no You Tube um clipe, apenas num site esta versão mais moderna da música:
http://soundcloud.com/marco_sa/jorge-ben-jor-quem-cochicha-o-rabo-espicha-com-barao-vermelho-e-serginho-trombone
E, para quem quiser a versão antiga, esta tem no Youtube, embora ache a versão com o Barão melhor: http://www.youtube.com/watch?v=ZSlPwZ9F3BI
Vamos à letra então? Os comentários vêm depois, como sempre...

"Quem cochicha o rabo espicha
o rabo espicha, o rabo espicha
não fique esperando o que Jesus prometeu
porque ele também está esperando
que você tome vergonha na cara (1)
e saia por aí pelo mundo afora
fazendo amizades, conquistando vitórias (2)
em vez de ficar pelas esquinas
cochichando e contando prosas
quem cochicha o rabo espicha,
o rabo espicha
também não fique pensando
que essas vitórias serão fáceis
pois nesta vida de perde e ganha (3)
ganha quem sabe perder (4)
e perde, perde quem não sabe ganhar (5)
por isso você precisa aprender a jogar em vez de ficar cochichando
olhando o bonde passar (6)"

(1) Jesus espera que tomemos vergonha na cara: é bem verdade, muitos de nós esperamos os milagres divinos, sem saber que nós é que criamos nossas próprias oportunidades, nossos próprios milagres!

(2) Vejam o que Jesus espera de nós: que saiamos pelo mundo afora fazendo amizades e conquistando vitórias. O que é isso senão uma alusão à parábola dos talentos, a melhor parábola que eu já li na Bíblia?

(3) Nesta vida de perde e ganha: o que é esta vida senão nossa vida fenomênica, inconstante?

(4) Ganha quem sabe perder: Isso tem a cara do princípio da prosperidade da SNI, o tal do "Dás e Receberás", além de ser um excelente koan para meditação. O que significa "ganha quem sabe perder"?

(5) Perde quem não sabe ganhar: lembremo-nos da sutra, que, ao falar do tempo, o mesmo "está nas palmas da mão da vida, a qual cerrada se torna um ponto e aberta se torna infinito"...

(6) Você precisa aprender a jogar ao invés de ficar olhando o bonde passar: você precisa conhecer as leis mentais ao invés de se achar um mero joguete do destino. É essa a reflexão que somos convidados por Benjor: buscar melhorar cada vez mais, fugindo da mediocridade e do pensamento barato...

Semana que vem tem mais SNI Hits, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário