sábado, 16 de outubro de 2010

6 - Esta É A Razão Por Que Te Ensinei, Outrora, Que Era Necessário Te Reconciliares Com Teus Irmãos Antes De Trazeres Oferenda Ao Altar

Mateus 5, 23-26: "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último centavo"

Acho que depois deste trecho da Bíblia, origem da frase estudada de hoje, não precisamos falar mais nada, né? A frase é, por si só, auto-explicativa. Ou será que vocês ainda querem algum comentário? Querem? Vamos lá então...
Vou iniciar com este trechinho capítulo de talvez difícil aceitação para os leitores deste blog, que é a teoria que eu tenho de que Deus não seria assim tão onipotente assim. Aliás, o próprio trecho bíblico nos dá mostras disso. E, para quem anda lendo estas pálidas interpretações da RD, também chega a mesma conclusão.
Explico: Deus só age em nós quando estamos reconciliados com todas as coisas do céu e da terra. Enquanto não houver tal reconciliação, não adianta, Deus não tem forças para mudar nossa vida.
E isso não se trata de uma fraqueza divina, muito pelo contrário: trata-se de uma prova da sabedoria de suas leis, de respeito às suas leis; afinal de contas, ele nos deu o livre arbítrio, e Ele, como o maior dos democratas, não teria interesse algum em nos comandar a vida, tal qual um déspota barato. Ele sempre nos deixa a liberdade para escolhermos o que quisermos.
Agora, se você quiser segui-lo, esqueça as velas, esqueça as promessas, esqueça os rituais, todos os rituais. Concentre-se apenas na reconciliação.
Confesso que iria colocar apenas o trecho que fala da oferta ao altar, mas, no entanto, os versículos seguintes são tão ou mais interessantes que o próprio trecho destacado:
Concilia-te depressa com teu irmão, enquanto estás a caminho com ele: concilia-te antes que seja tarde;
Para que o adversário não te entregue ao juiz: lembra-se quando falei, posts atrás, do significado de Satan, adversário? Qualquer semelhança é mera coincidência? O adversário seria nossa própria conduta egoísta, que vai nos levar ao juiz do mundo fenomênico, e cumprir a lei de talião da nossa consciência: para cada pecado um castigo: e da prisão não sairás até pagar o último centavo. Maiores informações recomendo fortemente a leitura de "A Humanidade É Isenta de Pecado", em especial o seu primeiro capítulo!
Ou seja, para Deus, mais importante que tudo é a reconciliação com todas as coisas do céu e da terra. Qual a razão? Ah, vocês estão querendo saber demais, se querem saber, leiam atentamente as próximas frases da sutra. Garanto que vão encontrar a resposta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário