domingo, 10 de outubro de 2010

SNI Hits: "Carpinteiro do Universo" ou A Verdadeira Missão De Um Preletor!

E é em homenagem a pessoas como esta que retratei no último post que, mudando totalmente os planos, repito a dose de Raul Seixas, apresentando, como SNI Hits desta semana mais uma música dele: "Carpinteiro do Universo". Antes, uma pequena mas necessária explicação: esta canção é de autoria de Raul Seixas e Marcelo Nova, este último autor de canções muito pouco recomendáveis, aos olhos da SNI. Mas, como uma flor de lótus nasce no pântano, assim surgiu esta canção. Eu, sempre que a escuto, me lembro da minha mãe, mas, aplicando ao movimento, penso que a verdadeira missão de um preletor da SNI deve ser exatamente o que esta música nos ensina, vamos lá!

"Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Não sei por que nasci
pra querer ajudar a querer consertar
O que não pode ser... (1)

Não sei pois nasci para isso, e aquilo,
E o inguiço de tanto querer. (2)

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

Humm...Estou sempre,
pensando em aparar o cabelo de alguém. (3)
E sempre tentando mudar a direção do trem. (4)
À noite a luz do meu quarto eu não quero apagar,
Pra que você não tropece na escada, quando chegar. (5)

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.

O meu egoismo, é tão egoísta,
que o auge do meu egoismo é querer ajudar. (6)

Mas
Não sei por que nasci
pra querer ajudar a querer consertar
O que não pode ser...

Não sei pois nasci para isso, e aquilo,
E o inguiço de tanto querer

Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou (Ah eu sou assim!).

No final,
Carpinteiro de mim! (7)"

E o clip: http://www.youtube.com/watch?v=VRuexbprP2Q

Vamos aos comentários?
(1) A querer consertar o que não pode ser: nossa missão é tentar consertar o inconsertável, ou seja, os carmas das pessoas, a vida das pessoas, o destino das pessoas...
(2) Não sei pois nasci para isso: isso é um dom inato das pessoas, nasce com a gente, é a bendita "vocação de Madre Teresa de Calcutá" que tanto irrita minha augusta noiva...
(3) Estamos sempre querendo ajudar as pessoas...
(4) E sempre tentanto ajudar a mudar o destino das pessoas...
(5) O que seria este trecho senão uma genuína prova de amor ao próximo?
(6) Gente, poucos versos me calam mais fundo n´alma do que este: é o total desprendimento do ego, é você se tornar um verdadeiro boddhisattva! O auge do meu egoísmo é querer ajudar! Muito lindo, não acham?
(7) No final, carpinteiro de mim: Cáspita, o bom e velho Raul acertou até mesmo na lei de causa e efeito: ou seja, todo o bem que fazemos ao próximo retorna a nós, ou seja, no final, nossos atos de amor melhoram nosso próprio destino, ou seja, nós nos tornamos carpinteiros de nós próprios, de nosso próprio destino!

E aí, o que acharam? Aguardo comentários e mais sugestões de músicas para discutirmos aqui, no nosso SNI Hits. Semana que vem devo deixar Raulzito de lado um pouco. Quem será o próximo? Já sei, mas vou deixar a surpresa...

2 comentários:

  1. Cáspitaaaa, digo eu . Q tapada q sou, já ouvi muitas vzs essa canção, mas nunca captei nada [:(]. Qdo crescer quero igualzinha a vc ...
    Grata por + essa.

    ResponderExcluir
  2. Sílvia,

    Eu que agradeço tua companhia... já viu a outra música do Raul que coloquei na semana passada? Bjs, obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir