sábado, 30 de outubro de 2010

10 - A Reconciliação Verdadeira Não É Obtida Nem Pela Tolerância Nem Pela Condescendência Mútua

Confesso que desde meus primeiros passos na SNI achava este trecho da RD um tanto quanto difícil, vamos ver se agora, meditando sobre o mesmo, consigo achar algum sentido... Fracionemos então a frase:
A RECONCILIAÇÃO VERDADEIRA: Opa, então existe alguma espécie de reconciliação falsa? Ou será, apenas e tão somente, uma reconciliação que seja digna efetivamente do nome? Acho que a segunda alternativa...
NÃO SE DÁ NEM PELA TOLERÂNCIA: Engraçado, né? Neste mundo politicamente correto de hoje esta é uma palavra da moda: tolerância! Perseguições em nome da fé; sejamos tolerantes com a fé do outro! Voltaire escreveu um "Tratado Sobre a Tolerância", para vocês verem que desde priscas eras essa é uma virtude altamente desejável... mas... a simples tolerância, ou seja, diz aí, Silveira Bueno, "Qualidade de tolerante; ato ou efeito de tolerar", sendo tolerar "ser indulgente; condescendente; consentir tacitamente; suportar; permitir; transigir", ou seja, tolerância é a permissão com reservas, com nariz empinado, do tipo "eu permito tal comportamento, mesmo sabendo que ele é inadequado". Quem for mais velho há de se lembrar nas eleições de 1989, quando o finado e derrotado Leonel Brizola decidiu, no segundo turno, apoiar Lula contra Collor de Mello com a seguinte pérola: "Tenho que engolir este sapo barbudo", ou seja, suportar apenas, ou, no bom português, até porque não tenho a mínima ideia de como se diz isso em japonês, fazer vista grossa. Reconciliar verdadeiramente, assim, não é fazer vista grossa, não é amor condicional.
NEM PELA CONDESCENDÊNCIA MÚTUA: E agora, o que vem a ser condescendência? "Complacência; transigência". Ou seja, sinônimo de tolerância. Suportar não é reconciliar, reconciliar é aceitar como um todo, é agradecer ao todo, ao integral, ao todo de tudo. E ainda tem o "mútua", que significa que mesmo que tal comportamento seja de parte a parte, ainda assim, não se aperfeiçoaria a verdadeira reconciliação.
Em suma, a reconciliação é a gratidão incondicional.
Mas, se existe uma reconciliação verdadeira, o que é esta reconciliação verdadeira? Resposta no próximo post, ou melhor, na próxima frase!

Nenhum comentário:

Postar um comentário