domingo, 31 de outubro de 2010

11 - Ser Tolerante Ou Ser Condescendente Não Significa Estar Em Harmonia Do Fundo Do Coração

Continuando com nosso estudo, esta frase reforça o que foi dito na anterior, ou seja, que as meras tolerância e condescendência não são o caminho da verdadeira reconciliação. Vamos partir a frase para um melhor entendimento:
SER TOLERANTE OU SER CONDESCENDENTE: Ou seja, adotando um destes dois comportamentos, o que acontecerá?
NÃO SIGNIFICA ESTAR EM HARMONIA: Por harmonia entenda-se reconciliação, união ou coisa que o valha...
DO FUNDO DO CORAÇÃO: Eis o ponto nodal, eis o ponto principal da nossa frase: estar em harmonia do fundo do coração, ou seja, a reconciliação verdadeira passa por uma sincera reconciliação. Como dito anteriormente, é a harmonia incondicional, é a harmonia total, não se trata de visualizar fulano como filho de Deus perfeito e maravilhoso apesar de... sem "apesar de", sem "entretanto, todavia, contudo, inobstante", fulano é filho de Deus perfeito e maravilhoso e ponto. Acabou. Não se completa. Em gramática, significa intransitividade, ou seja, não necessita maiores explicações. É como o verbo subir: somente se sobe para cima, nunca para baixo e muito menos para os lados. Fulano subiu: não precisa mais nenhuma explicação. Fulano é filho de Deus: não precisa mais nenhuma explicação, nenhum adendo, nenhum complemento.
Assim, ser tolerante ou ser condescendente significa acrescentar adjetivos, frequentemente pouco elogiosos, à condição búdica ou divina de todo ser humano. Isso não é a verdadeira reconciliação. Esta é intransitiva, não depende de nada nem de ninguém.
Agora proponho um pequeno exercício, que volta e meia aplico nas minhas palestras. Pensem, por gentileza, na pessoa que você, amável leitor, amável leitora, mais tem desprezo. Pode ser alguém conhecido, alguém famoso, mas acredito que funciona melhor com alguém conhecido, de suas relações. É, exatamente, aquela pessoa absolutamente insuportável. Pensaram? Pois bem, ela é filha de Deus. E pronto. Acabou. Não me venham colocar "mases" e "porémzes", muito menos "contudos"; ela é Filha de Deus e pronto, e, como tal, merece, sim, a sua reverência, assim como você reverencia o seu melhor amigo.
Simples, não? Agora, vai colocar isso em prática... Imagine reverenciando esta criatura maravilhosa que você escolheu em seu pensamento! A prática começa assim... se seguirem nela, depois me mandem comentários sobre o que aconteceu depois. Mas pratiquem!

4 comentários:

  1. " ...fulano é filho de Deus perfeito e maravilhoso e ponto. Acabou.Sabe q nunca tive uma explicação + clara q essa sobre ser tolerante ou ser condescendente ?
    Estou SEMPRE atrasada nos meus estudos aqui, mas no meu tempo, acompanhando e ( aprendendo) sempre contigo.
    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha mamãe de uma hora pra outra depois de 61 anos que eu tenho passou a ter uma raiva de mim e me difamar e me acusar tanto pra mim mesmo como pras outras pessoas 😢😢😢 e quer que eu assuma algo que jamais fiz com ela 😢😢😢 e venho pensando em assumir mesmo não tendo feito nada do que ela diz pois a AMOOO MUITOOOO 😢 ela vai fazer 83 anos e eu vou fazer 62 e ela sempre só me elogiou 😢 e ontem fazendo a leitura da SUTRA SAGRADA fixei na palavra ser condescendente e vim procurar o significado 🙏🙌 Eu fiquei muito magoada sim no início por não entender o que está acontecendo mas com muita ORAÇÃO e confiando em Deus e na MNSRA APARECIDA vou encontrar uma maneira de libertar a mim e a ela dessa angústia amém Jesus Cristo e Maria 🙌🙏🙌 MUITO OBRIGADO 🙏🤲🙏🙌🤲

    ResponderExcluir
  3. SOMOS FILHOS DE DEUS E PRONTO 🙏🙌🙏🙌

    ResponderExcluir
  4. SIM REVERENCIAR A FILHA DE DEUS QUE MAMÃE É E PRONTO 🙏🙌🙏🙌 MUITO OBRIGADO 🙏🙌🙏🙌🦋🕊️

    ResponderExcluir