terça-feira, 12 de outubro de 2010

3 - Quando Todo O Universo Se Tornar Teu Amigo, Coisa Alguma Do Universo Poderá Causar-Te Dano

Continuando a RD, temos a frase acima. E o que ela quer nos demonstrar? Simplesmente ratificar o que lemos na frase anterior, ou seja, o estado de paz absoluta quando nos reconciliamos com o Todo. Decompondo a frase toda em núcleos, teremos:

QUANDO TODO O UNIVERSO SE TORNAR TEU AMIGO: Notem que, pela primeira vez, entra em campo a expressão "universo" ao invés de "céu e terra". Na minha modesta opinião, a qual eu tenho muito respeito, acho que dá no mesmo, a não ser o emprego de um recurso mais poético ao se empregar a expressão "céus e terra", mas...
Assim, quando todo o Universo, ou todas as coisas do céu e da terra se tornar teu amigo (olha o tu de novo aí), ou seja, quando nos reconciliamos com todas as coisas do Universo...

COISA ALGUMA DO UNIVERSO PODERÁ CAUSAR-TE DANO: Nada poderá nos afetar, ou seja, nada poderá nos atingir.
Façamos aqui uma pequena reflexão. Lembram-se quando falei no post anterior, na segunda frase, dos Salmos 23 e 91? São orações de proteção muito bonitas, não há dúvida. Lembram-se ainda da Oração de São Jorge, que acredito ter postado perto do dia do Santo, 23 de abril? E a não menos bela oração de Kanzeon Bosatsu, que é a famosa oração do dia 3 da Sutra em 30 Capítulos para Leitura Diária, a oração mais conhecida daquela Sutra? O que elas têm em comum, além do pedido de proteção?
Todas elas, sem exceção, nos religam ao divino, nos religam ao que há de mais poderoso em nós:
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte eu nada temerei, pois Tu estás comigo. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge. Mesmo quando fores cercado por malfeitores prestes a te atacar brandindo as espadas, se mentalizares os poderes da Deusa da Misericórdia, brotará misericórdia no coração deles.
O que tudo isso nos quer dizer? Que, ao voltarmo-nos para Deus, ou seja, ao voltar a se tornar um com o Todo, coisa alguma do universo poderá nos causar dano. Esta promessa, embora belíssima, não é de todo infalível, no entanto, mais por culpa do estado mental de quem retorna à Deus, do que da eficácia desta lei mental, como veremos a seguir.
Em suma, um simples, mas sincero e decidido, apelo a Deus nos faz reconciliar com as coisas do Universo e nos proteger. Bonito, não? Agora, cá pra nós, sejamos sinceros: vocês nunca imaginaram que tantas coisas como estas estavam implícitas nesta Revelação Divina, né? Jamais pensaram que o princípio da salvação neste mundo fenomênico fosse estar implícito em apenas três frases desta RD, né? Pois é, eu tampouco imaginava isso. Foi meditando sobre esta Revelação Divina que me fez abrir estes canais perceptivos. Vejam, assim, o quanto aprendemos, apenas nestas três primeiras frases que nos demandam, acho, pouco mais que cinco segundos de leitura:
1. A essência da reconciliação;
2. A natureza das coisas do céu e da terra;
3. O princípio de salvação no mundo fenomênico.
E isso, caros neófitos, como diria Frank Sinatra, the best is yet to come, o melhor ainda está por vir, vamos ver o que significa essa tal de reconciliação ainda, vamos estudar sobre a onipotência divina... tudo isso naquela duas páginas e meia de texto... é, amigos, nunca mais veremos a famosa Revelação Divina da Grande Harmonia com os mesmos olhos...

3 comentários:

  1. ... continuando o estudo.
    Nunca verei a RD com os mesmos olhos.

    ResponderExcluir
  2. LEO!!!!!!!!!!!1
    TEM UMA MÁTERIA QUE SAIU NA TERCEIRA CIVILIZAÇÃO(REVISTA DA BSGI)N455 DO MÊS DE JULHO DE 2006, ENTRE NO SITE DA BSGI E PROCURE,VC ENCONTRAR UMA MÁTERIA QUE VAI COMPLETAR SEU RACIONÍNIO.
    O TEMA É MICROCOSMO E MACROCOSMO: UMA BUSCA PELO UNO.
    NELE HÁ MUITAS IDÉIAS DE VÁRIAS PERSONALIDADES: DE CARL JUNG,FRIEDRICH NIESTSCHE, STEPHEN HAWKING,ALBERT EINSTEIN,LEVI-STRAUSS, ALTHUSSER, MERLEU-PONTY, BACHERLARD, FOUCAULT, DERRIDA, ADORNO, AREND ECO, PEIRCE, SAUSSURE, BARTHES E MUITOS OUTROS QUE ESTUDARAM A CIÊNCIA HUMANA PARA ENTENDER SUA IMPORTÂNCIA NA CULTURA DO SÉCULO XX.
    É IMPRESSIONANTE O PARALELO DOS CIENTISTAS PARA ELABORAR UMA TEORIA DA GRAVIDADE QUÂTIDADE COM OS ENSINOS BUDISTAS DE MAIS DE 4.000 ANOS, UNIFICANDO OS MUNDOS ESPERITUAL E O NATURAL.
    FALA-SE DA RAZÃO ÁUREADA FÍSICA QUÂTICA, ENFIM É UMA MÁTERIA QUE ME IRÁ AMPLIAR SEU HORIZONTE DE CONHECIMENTO.
    SE CASO VC NÃO CONSEQUIR EU DIGITO E ENVIO PARA VC NO MEU BLOG.
    "BRASIL SEJA MONARCA DO MUNDO"
    SE VC CLICAR NA MINHA FOTO NO SEU BLOG JÁ ENTRA NO MEU BLOG.
    UM FORTE ABRAÇO.......
    MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ENTRA COM MEU Nº DE MEMBRO.
    www.bsgi.org.br
    nº de membro: 70531-4
    senha:ymqm79
    A REVISTA É TERCEIRA CIVILIZAÇÃO Nº455 DE JULHO DE 2006 PÁGS 6 ATÉ 15.
    SE NÃO CONSQUIR, ME DIGA QUE EU DIGITO PARA VC NO MEU BLOG.
    "BRASIL SEJA MONARCA DO MUNDO"
    ENTRE PELA MINHA FOTO QUE ESTÁ NO SEU BLOG COMO SEQUIDORES É MAIS FACIL.
    UM FORTE ABRAÇO.
    MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir