quinta-feira, 14 de outubro de 2010

5 - Reflexiona E Reconcilia-te.

Continuando o nosso estudo frase por frase da nossa RD, temos a frase acima. Reflexiona e Reconcilia-te.
Depois das três primeiras e impactantes frases, uma pausa e um convite à reflexão. Afinal de contas, soubemos em primeiro lugar da importância da reconciliação e da necessidade da mesma para termos uma vida boa, e mesmo das consequências que poderão nos advir na hipótese da não reconciliação. Agora vem o justo convite à reflexão, e, ainda que nas entrelinhas, convite maior ao arrependimento.
O Mestre dedicou, em especial nos volumes iniciais da Verdade da Vida, algumas considerações sobre o arrependimento. Creio até que é capítulo na Humanidade É Isenta de Pecado. Assim, o que seria o tal do arrependimento? Sem nenhuma cola ao meu lado e apenas puxando de cabeça o pouco que sei de SNI, arrependimento seria, à luz desta Revelação Divina, um dos sinônimos para reconciliação. No entanto, se procurarem trocar o termo reconciliação por arrependimento nas frases que estudamos até agora, será que daria o mesmo efeito?
Vejamos: se reconciliação significa "voltar ao ponto em que todas as coisas eram uma só", arrepender seria "voltar a ser o que era antes na Imagem Verdadeira". Ora, cáspita, ambos os termos não significam um retorno ao statu quo ante, ao estado anterior, desejável?
Assim, infere-se que "reflexiona e reconcilia-te" significa na realidade "medite sobre estas coisas e volte a ser o que era antes".
Voltar a ser o que era antes... o Mestre num de seus livros nos evoca um koan que também deixo para vocês pensarem: qual era a aparência de seu rosto antes de seu nascimento? Sintomático, não? Proponho uma variante: qual era a nossa aparência quando estávamos conciliados com todas as coisas do céu e da terra? Não era a mesma de nossa Imagem Verdadeira?
Pensem nisso. Além disso, reflexionem e reconciliem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário