sexta-feira, 22 de abril de 2011

Continuando nas Leituras...

... alguém aqui já ouviu falar do livro "Jesus Viveu na Índia", do teólogo alemão Holger Kersten? Este livro, que foi proibido em Portugal, apresenta uma tese para lá de controversa, a de que JC não morreu na Cruz (opinião compartilhada, inclusive, pelo Alcorão!) e passou seus últimos dias na Índia, e que Ele conhecia muito bem as doutrinas budistas, que àquela época já contava com pelo menos seis séculos de idade? Pois bem, entre várias descobertas interessantes sobre JC, veja o que nosso querido autor escreve, às pgs. 228-229 da minha 14a edição:

"Os atributos de um Bodhissattva espelham a imagem que temos de Jesus. A principal qualidade de um Bodhisattva é a compaixão, porém num grau tão elevado que o torna capaz de tomar sobre seus ombros o fardo do mundo e ajudar os pecadores a alcançar a salvação. Mesmo que dê a impressão de falhar na compaixão ou no cumprimento do dever, sua missão salvadora permanece intacta. Jesus perseguiu esse ideal com seriedade, aceitando a responsabilidade de arcar com todos os pecados da humanidade, aceitando ser pregado na cruz como o cordeiro imolado. Com isso podemos dizer que Jesus apresenta todas as características de um Bodhisattva.
No budismo, a figura transcendental do Bodhisattva, Avalokitéshvara, é a encarnação da compaixão ilimitada. Avalokitéshvara é uma palavra que deriva da união de Íshvara (= Senhor, soberano) e ava-lokita (= aquele que olha para o mundo com compaixão). Avalokitéshvara é quase tão perfeito quanto o Buda, possuindo poderes miraculosos com os quais supera todos os perigos e dificuldades. A partir do século 12, Avalokitéshvara foi retratado com estigmas nas mãos e nos pés, simbolizando a Roda dos Ensinamentos. Muitos autores ocidentais têm reconhecido, no símbolo da roda, os estigmas de Jesus e veem nisso a prova de que Avalokitéshvara e Jesus eram a mesma pessoa"

"Eeeeepaaaaaaa", como diria Vera Verão, "Para tudooooo!!! Este autor está querendo sugerir simplesmente que Kankan e JC eram a mesma pessoa???"
Eu me silencio e deixo a resposta ao amável leitor. Outro ponto digno de nota e não apresentado aqui: a SNI apresenta, exceção feita a apenas um livro, de que eu não me recordo agora, Kankan como personagem feminina. Agora ela, como JC, é masculina??? Qu´est-ce que ça signifie? Tolinhos, quando eu falei, posts atrás, analisando a homofobia, que espírito não tem sexo, quantos de vocês abanaram a cabeça em sinal de desaprovação e querendo mandar este blogueiro às favas? Pois é...
Mas não nos prendamos aos detalhes e sim à essência! A tese de Kersten não é, no mínimo, para se ter um ou dois minutos de reflexão?

Um comentário:

  1. Não conheço o livro adoraria ler pois creio que Jesus viveu muito tempo na India, ninguem fala dos 12 aos 33 anos da vida dele, valeu o texto querido amigo.

    ResponderExcluir