sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

16 - Agradece a Teu Pai e a Tua Mãe

Continuando nosso estudo, com a segunda das sete gratidões, na realidade, uma das mais importantes em nossa RD: Agradecer a nossos pais. Não, não se trata de agradecer a teu pai OU a tua mãe, se trata de agradecer a teu pai E a tua mãe. A ambos. Agradecer tanto ao espermatozóide quanto ao óvulo. Ao macho e a fêmea. Ao princípio masculino e ao princípio feminino, sol e lua etc etc etc. Os leitores certamente estão lembrando de outro trecho da RD, aquele que inicia com "mesmo que agradeças a Deus, se não agradece a teus pais...".
Uma vez o famoso Ênio, ex-presidente da AJSI falou uma frase que calou fundo em mim: "Se você tem um minuto na sua vida para criticar teus pais, saiba que este minuto quem te deu foram eles". Sensacional, pra gente nunca mais esquecer... mas... façamos uma pequena reflexão: quantas vezes agimos exatamente o contrário? Como falei outro dia numa palestra: achamos a coisa mais fácil do mundo dizer "eu te amo" para um estranho (adolescente então...); no entanto, é tão difícil falar isso para nossos pais. Porque será isso, vocês pararam um instante para pensar?
E olha que aqui a exigência é menor: não se pede aqui para amar teu pai e a tua mãe, e sim para agradecer, ou seja, a reconhecer o bem que eles te fizeram. Ainda assim cabe aqui a indagação: quantas vezes numa vida fizemos isso? Será que, agradecendo de modo sincero, numa vida inteira, conseguimos ocupar todos os dedos de uma mão? É questão para pensar... e refletir: esta é a segunda em importância das sete gratidões: a primeira agradecer a pátria; a segunda, esta... vamos continuando...

Um comentário: