domingo, 24 de abril de 2011

Plano de Estudos 2011 - Março

E eu não esqueci! Seguem aqui meus exercícios referentes ao mês de março do Plano de Estudos. Com exceção da primeira questão, que exige uma resposta individual, aí vão as duas outras respostas!

4 - Qual é o objetivo da Seicho-No-Ie?
R) Estimular ao máximo o potencial humano, através da conscientização da verdade "homem filho de Deus". E estimular a Verdade de que você, aqui e agora, pode ser feliz. Significa estimular, também, a criação - igualmente aqui e agora - do Paraíso terrestre, mediante a conscientização das Verdades Vertical - O Homem É Filho de Deus - e Horizontal - o Ambiente é produto de nossa mente. Através destas conscientizações o homem pode alcançar a tão almejada felicidade e, efetivamente, conquistar a paz no mundo. Muito obrigado!

5 - Escreva um texto com o tema "Reverenciamos a Vida" (mínimo 25 linhas):
R) Todo o Universo - inclusive o fenomênico - está repleto da Vida de Deus. Podemos dizer, com segurança, que em tudo e em todas as coisas existe a Vida de Deus. Cientes deste fato, devemos reverenciar a Vida em todos os seus aspectos. E o que significa reverenciar? Significa tratar com respeito, com deferência. E tratar com respecito, com deferência, significa vivificar.
Visto por este ângulo, reverenciar a Vida significa vivificar a Vida, o que parece - aparentemente - repetitivo. Apenas aparentemente. Isto porque, no ato de vivificar está implícito extrair o máximo de vida existente em determinada coisa ou situação.
E não se trata apenas de "extrair o máximo de uma determinada coisa ou situação": reverenciar a Vida significa também tratá-la com o respeito que a Vida de Deus merece e exige. E, neste sentido, uma das normas fundamentais dos praticantes da Seicho-No-Ie, "Ser atencioso para com todas as pessoas, coisas e fatos" está intrinsecamente ligada ao tema proposto. Isto porque reverenciar é também ser atencioso, é dar o devido destaque, o devido relevo.
Reverenciar a Vida, assim, é ser atencioso para com todos os aspectos da Vida, é ver a Vida inclusive numa folha caída de uma árvore e tratá-la com respeito e reverência.
Esta tomada de consciência vem ao encontro da posição que a Seicho-No-Ie vem tomando nos últimos anos, a saber, de uma nova consciência ecológica, ao admitir que tudo é vivo e tudo tem Vida. Neste particular, um adepto com essa consciência não apenas reverencia a Vida apenas por reverenciar, mas visualiza em todos estes objetos algo mais profundo, a saber, a Vida de Deus pulsando e imanente em cada um de seus átomos.
Assim, a reverência à Vida encerra este duplo sentido: uma retomada de consciência de que tudo tem Vida e, consequentemente, merece nosso respeito, e de que todas as coisas são dignas não só de nossa atenção, como apregoa a citada Norma Fundamental, mas também de nossa gratidão, o que nos leva, naturalmente, à tomada de posições ecológicas aparentemente inócuas, como preservar a Vida dos seres até então com pouca relevância para nós.
E tal conscientização pode se dar através do estudo e da intuição, ou melhor, apreensão, ou melhor ainda, percepção da Verdade que a Seicho-No-Ie ensina. Muito obrigado!

Confesso que esta última redação não está tão boa, reflexo de fazê-la vendo ao mesmo tempo a sofrida semi-final da Taça Rio, finda agora há pouco, entre Flamengo e Fluminense, em que o Mengão ganha sofregamente nos pênaltis... mas, vale o escrito, como diria o bicheiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário