domingo, 20 de junho de 2010

Viva a Somália!

Acabei de ver aqui, quase em lágrimas, a canção Waving Flag de um tal de K´Naan, que foi cantado, junto com Shakira e o Black Eyed Peas na abertura da Copa. Confesso que sou um rematado chorão para estas apresentações melosas, mas uma coisa me chamou particularmente a atenção, ao ver o clipe: o jeito que ele balançava a bandeira... da Somália! Achei muito estranho ele balançar tal bandeira, que, para quem não sabe, é azul clara com uma estrela branca no meio. Reconheci-a de imediato, mas não sabia, até cinco minutos atrás, que o nosso amigo K´Naan era... somali!
Aí debulhei-me mesmo. E sabem porquê? Sentem-se aqui que eu explico.
Alguém aí sabe onde fica a Somália? Se eu der um mapa-mundi político alguém sabe me apontar onde fica tal lugar?
Bom, responderei: fica na cornucópia africana. Mataram? É aquele trecho do oeste africano que se estende até o sul da península arábica numa forma de chifre, por isso a expressão cornucópia...
A Somália foi durante algum tempo colonizada por italianos (!!!) mas conseguiu sua independência no século passado, mas...
...mas esqueçam Iugoslávia, Sudão e outros lugares mais chiques pela própria natureza cruenta: a Somália é, literalmente, uma terra de ninguém, um pedaço de mundo dividido entre várias guerras tribais civis que, literalmente, partiram o país ao meio e, consequentente, sequer possui uma mínima representação internacional.
Os mais espertinhos hão de se lembrar do filme-açougue "Black Hawk Down" de Oliver Stone, eu acho, que fala justamente da Somália, ao se lembrar de uma frustrada intervenção de Bill Clinton naquelas paragens em 1993. Pois é, desde aquela época, acreditem, ninguém sabe como se virar na Somália. Até os americanos sofreram o pão que os somalis amassaram por lá!
Por isso que me emocionei. Ninguém sabe da Somália. Mas K´Naan sabe. E esteve lá na Copa, dentre outras dezenas de bandeiras, erguendo orgulhosamente a sua (Até o Will.I.Am, do Black Eyed Peas, balançava uma brasileira, vide o clipe). Mas ele balançava a sua bandeira. A sua pátria. E isso é que o fazia ser emocionante, único e inesquecível.
Viva a Somália! No Mundo da Imagem Verdadeira ela resplandece, única, como sua estrela em seu pavilhão!
Querem ver o clipe que falei? Acessem: http://www.youtube.com/watch?v=eZz_FB-Bp9U&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário