segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Modo Feliz de Viver - Conclua O Que Começou - pg. 11

"Se você pretende iniciar uma nova vida, agora é a melhor hora. Novo ano traz nova força, novas ideias surgem, assim como novos apoiadores e novos colaboradores. Mas, para que isso aconteça, é preciso que seu coração esteja cheio de vivacidade e frescor. Você não deve ficar apegado a hábitos retrógrados. Não fique entregando-se às lembranças dos 'velhos e bons tempos'. Será mesmo que 'os tempos antigos foram realmente bons'?
Certamente, no passado aconteceram fatos bons, mas houve também ocorrências ruins. As boas lembranças são ampliadas; e as más, apagadas. Assim acontece a sublimação do passado. Mas o presente é por demais vivo para ser sublimado. É preciso, porém, saber que há nestes presente vivo abundantes possibilidades de correção. Enquanto está quente, o ferro toma a forma que quisermos.
Você, agora, encontra-se num novo ponto de partida. Por mais sombrio que tenha sido o ano anterior, este ano pode ser feliz e promissor. Por mais fracassos que tenha tido no ano passado, neste ano é possível corrigir o rumo e conduzir-se ao sucesso. É exatamente quando vence dificuldades que seu caráter ganha luz. É quando lhe falta algo que a pessoa consegue manifestar força extraordinária. Alguém que já tenha, desde o nascimento, posição social, dinheiro e talento não se esforça para exteriorizar sua grandiosa potencialidade.
É como o espaço sideral, que é repleto de luz, mas, sem nada para refleti-la, ele é uma escuridão; quando existe algo que a reflita, a luz passa a brilhar. A força maravilhosa que existe dentro de você passa a brilhar com resplendor, quando se esforça para vencer uma deficiência sua. Portanto, você não deve temer por não ser perfeito no momento presente. Não se apegue ao fenômeno. A Imagem Verdadeira é sempre perfeita e harmoniosa. Não confunda a magnificência da Imagem Verdadeira com o aspecto fenomênico. O mundo fenomênico nunca deixará de ser imperfeito. É no fundo dessa imperfeição que existe a perfeição.
Entendendo isso, você será capaz de, corajosamente, realizar qualquer coisa. Com essa capacidade de fazer tudo, você deve vivificar a experiência adquirida até agora e terminar o que ainda está por concluir. Assim, desenvolvendo infinitamente a natureza divina, descubra as possibilidades do amor e da sabedoria. Você vai continuar trabalhando no mesmo lugar e levando a mesma vida familiar, não porque lhe falta capacidade para mudar, mas por estar concluindo o que começou fazer. Enquanto não concluir seu trabalho e a sua obrigação familiar, você deve persistir nesse trabalho. Isso é comparável a um pintor que conclui lentamente um quadro seu inacabado. Não é porque 'só consegue fazer isso'; você vai 'levar até o fim a obra que começou'.
Terminando um quadro, passe para o desafio de pintar um novo quadro. É nessa hora que acontecem grandes transformações em sua vida. Falência, perda de emprego, morte, mudança de endereço etc. constituem o início de um novo esboço. Jamais hesite. Avance vigorosamente, rumo à nova vida, com esperança e entusiasmo!"

Boa tarde quase noite, amigos! Escrevo este post logo depois da vitória do Brasil sobre o Chile, que nos habilitou às quartas de final com os competentes holandianos, ou melhor dizendo, os holandeses, que, na minha modesta opinião, é o único país que merecia um título mundial e infelizmente, não tem... mas, deixemos de filosofar futebol e filosofemos sobre a Imagem Verdadeira, que é bem melhor!
Muito bem. No prefácio do livro, estudado ontem, vimos que o objetivo do livreto que estamos estudando aqui é o estudo do bem viver, que vem a ser o viver alegre, e que, mais ainda por sua vez, vem a ser o viver com alegria espiritual, a única que não deforma, não solta as tiras e não tem cheiro fenomênico. Encerrei minhas preliminares conclusões questionando sobre o que significa, para o professor Seicho, tal alegria espiritual. E começamos, neste primeiro capítulo, a vislumbrar alguns pontos assaz interessantes, que tentarei listar aqui. Vamos lá?

1. Fica claro que este texto é escrito no início de um ano qualquer. No entanto, acho que já falei aqui antes, se não me manifestei antes, falo agora: todo início de dia não deixa de ser o início de um ano, se ele for efetivamente determinante em nossas vidas. No momento em que nos decidimos por mudar algo, este é o verdadeiro início do ano, mesmo que este dia seja um 28 de junho qualquer...

2. É interessante também a crítica que ST faz dos nostálgicos de plantão, que acreditam piamente que bom mesmo eram aqueles velhos tempos. Interessante posição quanto à sublimação do passado. Ele faz tais considerações introduzindo o assunto para o campo das possibilidades, especificamente das possibilidades de correção. E aí entra um fato curioso.

3. Cada vez mais me convenço, e leio na literatura seichonoieísta orientações de que o famoso Mundo da Imagem Verdadeira encontra-se escondido neste mundo fenomênico sob o manto do ambíguo termo chamado potencialidade. Evoquei, quando narrei minha palestra no Carlos Victor em 19.06, um dos conceitos que o Mestre Masaharu Taniguchi deu para Imagem Verdadeira, presente na página 60 do vol. 17 da Verdade da Vida, em que ele qualifica IV como a potencialidade inata no ser humano, potencialidade esta voltada unica e exclusivamente para a manifestação da verdade, do bem e do belo, em detrimento das inexistentes mentira, mal e feio!

4. E é usando a potencialidade existente no Mundo da Imagem Verdadeira que chega o professor Seicho ao tema central de seu pequeno capítulo: concluir o que começou. Como? Simplesmente partindo do brilhante raciocínio de que "a Imagem Verdadeira é sempre perfeita e harmoniosa. Não confunda a magnificência da Imagem Verdadeira com o aspecto fenomênico. O mundo fenomênico nunca deixará de ser imperfeito. É no fundo dessa imperfeição que existe a perfeição".

5. Amigos, nada mais perfeito do que esta constatação. Leiam várias vezes o trecho que repeti aqui, até tornar-se um pequeno mantra: não confundamos nunca o mundo da Imagem Verdadeira com o mundo fenomênico, este sim, eternamente destinado à imperfeição; no fundo da imperfeição existe a perfeição. Esta sim, pode se dizer que é uma verdadeira joia do pensamento espiritual da Seicho No Ie.

6. Falo isso porque quantos de nós esperamos a perfeição no mundo fenomênico, e não conseguimos. Na realidade, olhamos com os óculos errados, vemos tudo escuro, tudo imperfeito, tudo nublado. Quem esteve na minha palestra no Carlos Victor, quando tratei da troca de correspondências entre o prof. Taniguchi e o teatrólogo Hyakuzo Kurata, presente no livro A Humanidade é Isenta de Pecado sabe do que estou falando (para quem não se recorda, é o capítulo em que o sr. Kurata questiona o prof. Taniguchi de que não existe o mundo do Jisso, e sim o mundo do Jakko, ou seja, da penumbra, em que se veem mesclados aspectos claros e escuros da existência humana).

7. Resumindo: buscar a perfeição aqui no mundo fenomênico é tentar contar os grãos de areia de uma praia, ou seja, impossível. Impossível porque a perfeição não se encontra aqui, encontra-se em algo mais bem acabado.

8. E este "algo mais bem acabado" é sugerido, embora não dito expressamente por ST, como a disciplina que temos de ter neste mundo para, efetivamente, concluir o que começamos, seja lá o que for. E, nesta parte, mais um belo trecho foi escrito: "Você vai continuar trabalhando no mesmo lugar e levando a mesma vida familiar, não porque lhe falta capacidade para mudar, mas por estar concluindo o que começou fazer"

9. É uma mudança total de paradigma, ou seja, você passa a encarar os desafios com uma nova mentalidade, a mentalidade de ter ao seu lado uma força maior, maior do que o fenômeno que te rodeia, a força da Imagem Verdadeira.

10. Quando estava transcrevendo o trecho aqui no blog, me lembrei de um outro trecho do livro "Minhas Orações", que tem algo a ver com o que acabamos de ver. Curiosamente, é o mesmo trecho do mais novo lançamento da SNI, A Verdade, Vol. 7, na pg. 361, quem já tiver o livro e querer consultar, esteja à vontade. No meu caso, pego mesmo o primeiro livro já mencionado, que em sua pg. 161 apresenta a Oração Para Conseguir Emprego Melhor. Transcreverei no próximo ponto, e peço aos leitores a fineza de comparar com o penúltimo parágrafo do trecho estudado. Vejam se uma coisa efetivamente não leva a outra!

11. "Somos felizes quando apreciamos o emprego atual. O pior momento da nossa vida é quando estamos insatisfeitos com o nosso emprego. Nessas ocasiões, quem quer que seja, com certeza , deve estar a procura de um emprego mais adequado para si. No entanto, uma pessoa não pode viver sem um emprego e para viver, mesmo a contragosto, é necessário permanecer em seu atual emprego. Se não conseguimos agradecer ao atual emprego, não encontraremos outro melhor. Por mais enfadonho que seja o trabalho, não pense em fugir dele. Para conseguir agradecer realmente ao emprego atual, ore do seguinte modo:

'Este emprego é o local de trabalho mais adequado para mim neste momento.
Deus me colocou neste lugar para aprimorar a minha alma.
Terminado o aprendizado da alma, receberei um 'diploma' deste lugar e poderei passar para um emprego melhor.
Sei que este momento se aproxima.
Para concluir o curso atual com excelente aproveitamento, dedico-me de corpo e alma ao trabalho atual e o realizo com a máxima perfeição possível.
Por isso eu trabalho com prazer.
Todos reconhecem o meu esforço, louvam-me e simpatizam comigo.
Ao meu redor não existe um inimigo sequer nem obstáculo algum.
Somente boas oportunidades existem."

12. Captaram a semelhança das ideias no que tange ao "concluir" algo?

13. Resumo da ópera: Para vivermos de modo feliz, com alegria espiritual, devemos nos conscientizar de que estamos neste mundo para concluir sempre algo, e que concluir neste sentido significa exteriorizar toda a nossa potencialidade escondida no mundo da Imagem Verdadeira. E que as aparentes dificuldades nada mais são que auxiliares para provarmos a nós mesmos a nossa capacidade infinita. Ok? Tá ficando bom o nosso estudo, amanhã teremos mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário