domingo, 27 de junho de 2010

O Que É, O Que É?

Como falei na música do Gonzaguinha no post anterior, fica aqui a letra do mesmo, para refletirmos um pouco. Meus comentários estão no final. Outra hora eu posto aqui o melô do Shinsokan, "Tudo Está em Seu Lugar" de Benito di Paula...

"Eu fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida!
É bonita e é bonita! (1)
Viver e não ter a vergonha de ser feliz,
Cantar,
A beleza de ser um eterno aprendiz (2)
Eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será, (3)
Mas isso não impede que eu repita: (4)
É bonita, é bonita e é bonita!
E a vida?
E a vida o que é, diga lá, meu irmão? (5)
Ela é a batida de um coração? (6)
Ela é uma doce ilusão? (7)
Mas e a vida?
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é?
O que é, meu irmão?
Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo, (8)
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo,
Há quem fale que é um divino mistério profundo,
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor. (9)
Você diz que é luta e prazer,
Ele diz que a vida é viver,
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é, e o verbo é sofrer. (10)
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé, (11)
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser,
Sempre desejada por mais que esteja errada,
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte, (12)
E a pergunta roda, e a cabeça agita. (13)
Fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida!
É bonita e é bonita!
É a vida!
É bonita e é bonita!" (14)

(1) O que é a Vida? A Vida simplesmente É. É intransitiva, independe de algum complemento. Ela simplesmente é. E ponto.

(2) Cantar a alegria de ser um eterno aprendiz. É o que todos somos no mundo fenomênico: eternos aprendizes. Me lembro de um trecho do Livro dos Jovens, em que o Mestre constata que pobre é o cidadão que se acha professor de alguma coisa. Interessante...

(3) Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será: Olha aí a crença no progredir infinito e a obediência à sétima Norma Fundamental da SNI: "Fazer da vida humana uma vida divina e avançar crendo sempre na vitória infalível". A vida devia ser bem melhor E SERÁ!

(4) Mas isso não impede que eu repita: nosso estado fenomênico atual não pode impedir o reconhecimento de nossa Imagem Verdadeira

(5) E a vida? O que é a vida, diga lá meu irmão?: Começa aqui a parte filosófica da música. Na primeira parte o eu lírico afirma a sublimidade da vida, depois começa a mostrar as várias visões da vida, em suas várias nuances materialistas.

(6) Ela é a batida de um coração?: A vida é simplesmente uma ocorrência biológica?

(7) Ela é uma (doce) ilusão como pregava o budismo?

(8) Um nada no mundo: Visão materialista.

(9) Olha a visão religiosa de Gênesis 2,7 aí, seu Lício!

(10) Comparar este trecho com minhas digressões no post anterior, sobre a Vida, segundo professor Seicho.

(11) Volta o eu lírico a expor sua visão de vida, após ouvir as outras versões.

(12) Minha mãe sempre diz: "Essa história de 'foi melhor para fulano descansar' é conversa fiada. Se é melhor, vai no lugar dele!"

(13) Veja que o eu lírico ainda não deu uma resposta definitiva para a pergunta da música. Ainda.

(14) Enfim, a visão do eu lírico sobre a Vida é a mesma que a SNI dá: É bonita, é bonita e é bonita!

Agora, todas as vezes que vocês escutarem esta música de novo vão pensar muito bem nestes pequenos comentários. Viram como em tudo podemos aproveitar para termos uma visão da SNI? Muito obrigado por esta oportunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário