sábado, 26 de junho de 2010

A Verdade da Vida, Vol. 17, Pgs. 21-26

Muito embora o trecho escolhido não enfatize tanto a questão que levantei sobre o videogame, é um exemplo claro da tese que o Mestre tanto bate de que "é preciso evitar o 'tem que ser assim'", vou resumir quando possível:

"Recentemente, curei um menino com essa forma de tratamento ["terapia à base de amor severo"]. Esse menino, com cerca de dez anos, veio acompanhando a mãe. Estava muito pálido e magro.
- Que se passa com ele? - perguntei à mãe.
- Ele diz que sente dores na barriga e já faz um mês que não vai à escola - respondeu ela. - O médico disse que não é problema sério e que não há necessidade de faltar às aulas. Mas o menino se recusa a ir à escola porque, na hora do recreio, tem de ficar sozinho na sala de aula, pois, se correr e brincar, a barriga começa a lhe doer.
- Talvez ele tenha aversão à escola.
- Pelo contrário, ele gosta muito da escola. Está triste por não poder comparecer às aulas e tem procurado se tratar tomando apenas refeições leves, à base de pão e leite. Mesmo assim, continua sentindo cólicas e está ficando mais magro a cada dia que passa. Apesar de o médico não ter diagnosticado nenhuma doença, ele continua a se queixar de cólicas.
- Então, talvez a causadora disso seja a senhora - disse-lhe. - A senhora dobra seus cuidados para com seu filho quando ele fica doente, não é? Com certeza, ele diz que está doente quando quer ser mimado pela senhora. Aconselho que o trate com severidade e, se ele continuar com queixumes, repreenda-o energicamente.
(...)
Notei que ela procurava justificar a atitude do filho, o qual teimava em dizer que estava doente, apesar de o médico não ter encontrato anormalidade orgânica alguma nele. A preocupação excessiva dos pais faz com que a criança fique presa à ideia de que está doente e é isso que retarda a cura. Eu disse, então, ao menino:
- Como você pensa que está doente e só toma refeições leves, à base de pão e leite, continua com dor de barriga e emagrece cada vez mais. Você só come alimentos macios e, cada vez que faz isso, seu subconsciente pensa: 'Só posso comer alimentos macios, porque estou doente'. Por isso, seu estômago e seus intestinos tornaram-se preguiçosos e não funcionam direito. Se você comer alimentos sólidos e até mesmo duros, acreditando que seu aparelho digestivo é capaz de digerir qualquer alimento, realmente o seu estômago e seus intestinos ficarão fortes e passarão a funcionar perfeitamente. Você pensa que o pão é mais facilmente digerido do que o arroz, mas, segundo estudos de alguns nutricionistas, o pão permanece cerca de quatro horas no estômago, ao passo que o arroz permanece só uma hora e meia. Alimentos macios como o pão não ativam a digestão. Quanto mais sólido o alimento ingerido, mais ativamente trabalha o estômago. A partir de hoje, você vai comer qualquer alimento! Quanto mais sólido, melhor! Assim que voltar para casa, peça à sua mãe para fazer uns bolinhos de arroz e tostá-los na grelha até que fiquem com uma camada crocante e coma-os mastigando bem. Para acompanhamento, coma alimentos duros como conserva de nabo, de cenoura etc. Que tipo de comida você gosta mais?
- Gosto de verduras e legumes - respondeu o menino -, mas a mamãe diz que preciso comer carne e peixe, porque são mais nutritivos.
- Se você gosta de verduras e legumes, coma-os à vontade. Tudo que comemos com gosto faz bem ao corpo. Mas nenhum alimento faz bem quando o comemos relutantemente, pensando: 'Ih, detesto isso!'. Todo alimento se transforma em nutriente quando o comemos com satisfação. Transformar-se em nutriente significa fazer bem ao organismo. Isso é comparável ao que ocorre no relacionamento humano. Seja quem for, será nosso aliado se nos tornarmos seus amigos. Tratando-se de alimento, 'tornar-se aliado' é transformar-se em nutriente. Comer algo pensando 'detesto isso, mas preciso comê-lo, porque tem valor nutritivo' é o mesmo que manter relacionamento com alguém pensando: 'Detesto essa pessoa, mas vou fingir que sou seu amigo, para tirar proveito dela'" (...)

Captaram? Basicamente é o seguinte: quando exercitarmos duramente nosso corpo, ao invés de tratá-lo com condescendência, ele vai te responder adequadamente, porque é de sua própria natureza agir assim. Lembrem-se de que a SNI não é condescendente com nada que seja ilusório. "Ser tolerante ou ser condescendente não significa estar em harmonia do fundo do coração", já dizia a RD da Grande Harmonia. E, no caso do videogame, nem é preciso agir com tamanha condescendência, porque nosso querido Ben está se tratando da melhor forma possível, se divertindo. Por ordem médica. Assim, não tem ambliopia que não melhore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário