segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Questões Doutrinárias: Há Orientação Específica Para Orar 49 Dias Por Seus Antepassados?

Ainda no rastro da Cerimônia em Memória aos Antepassados realizada ontem, segue o nosso tira-dúvidas preletor Eduardo Nunes da Silva, desta vez no Círculo de Harmonia de julho de 2011, pg. 12:

"Houve quem questionasse o fato de alguns preletores orientarem os adeptos para que dediquem oração à alma de um antepassado durante 49 dias. O questionamento vem a partir da alegação de que não existe nenhuma orientação específica do mestre Masaharu Taniguchi para que dediquemos 49 dias de oração à alma de algum antepassado.
De fato, não há orientação que fixa em 49 dias o período para orar para os antepassados. A oração aos antepassados deve ser feita durante toda a vida, com sentimento de reverência e gratidão. Porém, o mestre Masaharu Taniguchi explica na revista Acendedor, número 103, que, no caso de dedicar oração especial à determinada alma em separado, é importante especificar o período de oração, para que a alma saiba a data de sua 'formatura'. No artigo em questão, a orientação é para que seja feita a oração durante 21 dias, mas podemos crer que não haverá problemas, ao orientarmos alguém, recomendar que a oração seja feita durante 21 dias, um mês ou 49 dias.
Segundo o ensinamento, o espírito, quando retorna ao mundo espiritual, após a morte física, permanece em uma espécie de 'sala de espera' do mundo espiritual, durante um período de sete semanas, refletindo sobre a vida que levou no mundo material e se purificando das ilusões trazidas do mundo físico. Por isso, é costume entre os budistas oferecer uma cerimônia em memória da alma 49 dias após o falecimento. Os xintoístas oferecem a cerimônia após 50 dias do falecimento.
Fixar um período para que a pessoa possa expressar seu amor e gratidão à determinada alma é um expediente de salvação perfeitamente válido, ensejando que os descendentes passem a dedicar seu amor e gratidão. Devemos ter o cuidado de orientar corretamente, para que as pessoas entendam que não é a quantidade de dias que salva e ilumina os espíritos, mas sim a Verdade.
Quando entendo que um adepto precisa dedicar mais gratidão a determinado antepassado, costumo orientar para que dedique oração específica a essa alma durante um mês ou 49 dias. Naturalmente este é apenas um expediente de salvação para que esse adepto possa alcançar o estado de verdadeira gratidão que o levará a reverenciar seus antepassados por toda a vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário