sábado, 6 de agosto de 2011

Explicações Necessárias Sobre O Shinsokan Nyoihoju-Kan

Povo do meu blog, boa noite! Ontem, ao explicar o que viria a ser o Shinsokan Nyoihoju-Kan, certamente deixei muitas lacunas e referências bibliográficas que talvez os amáveis leitores não tenham, e que podem tornar difícil a verdadeira extensão de tal modalidade de prática. Assim, como eu não gosto de ver ninguém me olhando com cara de dúvida, vou tentar resumir toda essa história de Shiohiru-no-tama, Shiomitsu-no-tama e quejandos...

1. É, literalmente, uma velha história, registrada no bom e velho Kojiki: certa vez, o Japão estava ameaçado de invasão por um dos três reinos da Coreia, chamado Shiragi. A Imperatriz Jingu, não tendo outra saída, vestiu-se de homem e foi para um dos navios combater os invasores.
No caminho, ela desembarcou na aldeia de Sumiyoshi, província de Hyogo, e orou para o nosso bom e velho Sussu para a vitória no embate. E não é que Sussu, em pessoa, apareceu para a nossa imperatriz Jingu e lhe entregou duas esferas, chamadas de shiomitsu-no-tama e shiohiru-no-tama, respectivamente, esfera de preamar e esfera de baixa-mar. O conjunto destas duas esferas é que é chamado nyoihoju, certo? Até aqui tudo entendido? Que bom que sim, pois vamos retomar este raciocínio mais adiante.
Todo este relato eu resumi do "Imagem Verdadeira e Fenômeno", pgs. 35-36.

2. Nas nossas "Explicações Detalhadas Sobre A Meditação Shinsokan", na pg. 152, encontra-se mais detalhado o significado destas duas esferas, a saber:
Shiohiru-no-tama: corresponde ao espírito do fogo, e tem a missão de secar;
Shiomitsu-no-tama: por seu turno, corresponde ao espírito da água, e tem a missão de preencher.
Entenderam? Folgo em saber, pois esta compreensão vai ser necessária para o deslinde da história...

3. Voltemos a nossa aflita Imperatriz Jingu. Ela derrotou o reino de Shiragi com estas duas esferas. Como? Quem se lembra da história de Moisés nos "Dez Mandamentos" fatalmente acabará se lembrando o porquê...
Jingu atirou no mar o shiohiru-no-tama, e toda a água do mar secou. Muito bem, o que houve então? Os navios dos invasores simplesmente tombaram. E o que fez Jingu depois? Sim, sim, atirou o shiomitsu-no-tama e a água voltou, afundando assim todos os navios tombados. Desnecessário dizer que o Japão venceu.
Acharam absurda esta história? Do mesmo jeito os japoneses devem rir de nós quando lhes contamos como Moisés cruzou o Mar Vermelho... mas o princípio é exatamente o mesmo.

4. Falando em princípio, como é que o Mestre então teve a ideia de fazer um Shinsokan (e fora as orações do "Verdade em Orações" vol. 2). Porque para o Mestre, esta história (ou fábula, como queiram classificá-la) encerra uma preciosa lição espiritual relacionada com... a oração!

5. Explico: segundo o Mestre, ainda em "Imagem Verdadeira e Fenômeno", toda oração, em especial a Meditação Shinsokan, é um jogar do nyoihoju no fundo do oceano. Não entenderam? No problem, eu explico novamente.
Imaginemos o seguinte então, para maior e melhor compreensão. Vivemos agora no mundo fenomênico, certo? Certo. Fiquem todos agora em posição de oração e façam o Canto Evocativo de Deus e depois repitam a primeira (a primeiríssima!) frase após o Canto. Vou transcrever aqui, para vocês:

"Neste momento, deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no mundo da Imagem Verdadeira"

Pois bem, esta frase está negando o fenômeno, e equivale ao lançamento de shiohiru-no-tama, ou seja, estamos eliminando o fenômeno.
Aí vocês continuam: "É oceano de infintitas Sabedoria, Amor, Vida... etc", né? Neste momento vocês estão lançando, simbolicamente, o shiomitsu-no-tama e preenchendo o seu mundo com as mais ricas dádivas de Deus.
Em suma, toda oração é um nyoihoju porque envolve dois pensamentos básicos: negação, em primeiro lugar; seguida da afirmação.
Mestre, é isso ou não? Explica melhor para eles!

"Nyoihoju seria 'negar' ou 'afirmar' em pensamento

Essa é uma história simbólica. Na verdade, shiohiru-no-tama seria rejeitar em pensamento aquilo que não desejamos. E shiomitsu-no-tama seria afirmar mentalmente, para realizar aquilo que desejamos. Tama (esfera) corresponde a tamashii (alma) e simboliza aquilo que a alma anseia. É neste ponto que deus Sumiyoshi ensina como mentalizar quando nos defrontamos com dificuldades.
Quando uma situação crítica parece nos assaltar, mentalizamos fortemente, do fundo da alma, o seguinte: 'Esta dificuldade parece existir, mas, na realidade, não existe'. Rejeitamos mentalmente, e esse pensamento seria shiohiru-no-tama. 'O reino de Shiragi aparenta ser um adversário superior ao Japão, mas este é um país de Deus, que jamais será derrotado pelo inimigo. Não existe o país chamado Shiragi que desafia o Japão'. Esse pensamento profundo de rejeição também simboliza shiohiru-no-tama. Por outro lado, mentalizar do fundo da alma 'O Japão é um país divino, protegido por Deus, e por Ele declarado que os descendentes diretos da deusa Amaterasu reinarão pela eternidade este país e, por isso, é um reino indestrutível e imortal' e afirmar essa Verdade com intensidade corresponde a shiomitsu-no-tama.
Se vocês agirem desta maneira sempre que encontrarem dificuldade pela frente - rejeitando mentalmente o obstáculo, e, a seguir, afirmando que seu desejo já está realizado - ou seja. utilizando os dois modos de pensar, shiohiru e shiomitsu, que constituem nyoihoju (o pensamento de negação e de afirmação), conseguirão, com certeza absoluta, a concretização do desejo, atingindo o objetivo almejado.
É isto que deus Sumiyoshi ensinou à imperatriz Jingu"

(Imagem Verdadeira e Fenômeno, pg. 36-37)

Entenderam? Em resumo, o nioihoju encerra, em sua compreensão, o princípio de toda e qualquer oração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário