sábado, 19 de fevereiro de 2011

Projeto Jovens Empreendedores 2011 - AJSI Niterói

PROJETO JOVENS EMPREENDEDORES 2011 – AJSI NITERÓI

1 – Cronograma do Projeto:

19.02.11 – Introdução ao Projeto – Cap. 1 Livro dos Jovens e Cap. 4 da Chave da Vida Feliz Vol. 1 – LI Leonardo Brito Ximenes

19.03.11 – Chave da Provisão Infinita Prefácio e Cap. 1 e Chave da Provisão Infinita Cap. 2 – Prel. Izanette Marins

16.04.11 – Chave da Provisão Infinita Cap. 3 e Chave da Provisão Infinita Cap. 4 – Prel. Luiz Cleber Bezerra

21.05.11 – Chave da Provisão Infinita Cap. 5 e Você É Dono de Potencialidade Infinita Cap. 5 – Prel.: Olga Roder França

18.06.11 – Chave da Provisão Infinita Cap. 6 e Ciência da Oração, Caps. 11,12,25,35 e 42 – Prel.: José Roberto Fonseca de Matos

16.07.11 – Chave da Provisão Infinita Cap. 7 e Saúde e Prosperidade Cap. 10 – Prel. Vanderneida Magalhães Mello

20.08.11 – Chave da Provisão Infinita Cap. 8 e Convite à Prosperidade Cap. 12 – Prel.: Alda Maria Lontra Maragno

17.09.11 – Chave da Provisão Infinita Cap. 9 e A Verdade da Vida Vol. 8, Cap. 5 – Prel.: Edelisa Fiorentino dos Santos

15.10.11 – Chave da Provisão Infinita Cap. 10 e A Verdade da Vida Vol. 2, Cap. 6 – Prel. Ednalva Farias

19.11.11 – Chave da Provisão Infinita Cap. 11 e Reconstruindo a Vida Humana, Cap. 12 – Prel. Valdeia Carvalho de Aguiar

17.12.11 – Chave da Provisão Infinita Cap. 12 e A Verdade Vol. 8, Cap. 9 – LI. Elisângela Matias da Silva

1a PALESTRA – IDEALIZE UM SONHO – LIVRO DOS JOVENS, Cap. 1, Pg. 29

Jovens, sonhem!
Tudo o que de valoroso existe neste mundo partiu da mente daqueles que sonharam com bravura. Se excluíssemos da história da humanidade o sonho, não teríamos a cultura que temos atualmente. Na verdade, somente os sonhadores são os que alcançam os postos vanguardeiros da cultura humana. Aqueles que conseguiram desbravar a mata à sua frente, aplainar as ingremidades, transformar as dificuldades em felicidade, foram todos eles sonhadores. Os sonhadores, em todas as gerações, lideraram a humanidade e construíram a cultura de hoje. Pode-se dizer que a cultura atual é a soma total das conquistas daqueles sonhadores.
Jovens, é preciso sonhar!
Evidentemente, também os maduros e os anciãos conseguem, graças à idealização dos sonhos, rejuvenescer-se, aumentar a capacidade de progredir e fazer renascer novo fervor espiritual na senda da vida já cansada. O mundo teria sido um lugar insuportável se, vivendo num mundo estreito, incômodo e cheio de limitações como este, não tivéssemos a possibilidade de idealizarem nossa mente um mundo amplo, livre e ilimitado. Porém, os sonhadores não veem as limitações presentes. Não veem os incômodos presentes. Transpondo os desconfortos atuais, com as livres asas da imaginação, sonham para o futuro um mundo mais que nunca livre e cheio de alegria.
Não são unicamente os artistas, os músicos e os poetas que necessitam de sonhos. Todos aqueles que vão se tornar líderes em qualquer novo empreendimento precisam ter a capacidade de sonhar. Os sonhos são necessários também aos industriais, aos comerciantes, aos políticos e aos reformadores sociais. Se não houver a idealização do novo mundo ideal em nossa mente, neste mundo não haverá nenhum progresso.
A invenção do avião se tornou realidade graças ao fato de alguém ter sonhado a possiblidade de o homem poder voar nos céus como as aves. Também a invenção do telégrafo sem fio e a do rádio se tornaram realidade graças ao fato de alguém ter sonhado que seria possívl ouvir, como se fosse magia, a voz de pessoas que estivessem à distância. Singer sonhou que seria possível costurar sem movimentar as mãos e, finalmente, quando aquele sonho se concretizou, nasceu a máquina de costura. O sonho é a força motriz que, transpondo todas as limitações cronológicas e espaciais, possibilita a concretização das infinitas capacidades.
Se não existisse no homem o sonho, provavelmente não existiria tudo quanto de belo existe neste mundo. Tanto Faust de Goethe como Hamlet e Rei Lear de Shakespeare não teriam entrado para a existência deste mundo se não existisse naqueles autores a capacidade de sonhar. Nem as belas artes de um Raffaello, de um Michelangelo, de um Leonardo da Vinci teriam existido neste mundo se eles não possuíssem a capacidade de sonhar.
O sonho transpõe a realidade e, mesmo que se aprisione seus idealizadores com paredes de ferro, permite que eles ultrapassem aquelas barreiras. Seja qual for a dificuldade, a provação, a desgraça ou o ambiente de adversidade, nada disso constitui obstáculo para aqueles que sonham. Se o homem não possuísse a capacidade de sonhar, não poderia haver o progresso cultural, e a humanidade teria sucumbido diante dos animais porque o homem é mais fraco que as feras do ponto de vista da força física, e este mundo, provavelmente, teria se transformado num mundo dominado por feras e serpentes peçonhentas.
Jovens, idealizem, agora, seus sonhos!
Por maior que seja a miséria em que vocês se encontrem neste momento, no mundo do sonho já são ricos. Por mais infelizes que sejam neste momento, no mundo do sonho já são felizes. Se conseguirem compreender, neste momento, que tudo é criado pela mente, já terão abandonado a infeliz situação de pobreza e nascido rico e feliz num mundo novo.
Cristo disse: “Seja-te feito conforme creste”. Se tiverem sempre à mente o sonho e se forem capazes de acreditar verdadeiramente na concretização do mesmo, já são milionários, mesmo que aparentemente sejam paupérrimos operários de uma fábrica.
Porém, apenas idear o sonho não passa de um ato de autoconsolação e não possibilita a geração de um bom fruto. Para que o sonho ideado por vocês se torne realidade, é preciso que tenham uma decisão condizente ao sonho. É preciso que tenham a seguinte decisão: “Decido que realizarei isto”. “Isto infalivelmente se concretizará”. Depois da decisão são necessárias uma coragem inquebrantável e uma perseverante e tenaz vontade de atingir a concretização total daquele objetivo. O que vai decididr se um sonh será simplesmente um devaneio ou um sonho que se concretizará é a existência ou não da decisão de agir, da coragem inquebrantável e da tenacidade para não interromper o esforço até que se atinja perfeitamente o alvo.
Se a pessoa não tiver a inquebrantável coragem e a tenacidade de perseverar no esforço, o sonho acabará sendo um desperdício de tempo, um despropósito, como a construção de um castelo no ar. Além disso, tal pessoa acabará decaindo a um estado anormal de sonambulismo, como se fosse um portador de confusão mental vagueando no mundo das fadas.
O nosso caráter torna-se mais vigoroso e a nossa segurança criadora aumenta na razão direta do esforço que realizamos procurando concretizar o sonho. Não o simples sonho, mas somente o sonho que se concretiza é que deve serchamado inspiração.
O indivíduo portador de confusão mental também sonha, porém o seu sonho é como fantasia sem nexo imaginada por um morfinômano em estado de narcose, e é concebido na ociosidade, sem nenhum planejamento, esforço ou decisão para torná-lo concreto. Um sonho dessa natureza não é sonho que deva ocupar a mente de quem deseja se tornar um grande homem. Não permitam que o sonho se acabe como um simples sonho. Idealizem sonhos que realmente se concretizam. Para tanto, é necessário que o seu sonho se una à sabedoria de Deus. É por isso que sempre digo: “Não se descuidem da Meditação Shinsokan”.
“A sabedoria de Deus flui para dentro de mim e faz com que eu idealize o mais adequado sonho. A sabedoria de Deus indica-me todos os planos necessários para a concretização deste sonho. E Deus me dá, sem falta, a coragem inquebrantável e os recursos necessários para concretizar o sonho” – mentalizando sempre esta oração, infalivelmente descerá à sua mente, quando menos se espera, o sonho mais adequado e susceptível de ser concretizado. Aparecerão também os colaboradores e serão atraídos tanto o material como o capital necessários para a concretização do sonho. Isto porque Deus é a fonte inesgotável de provisão.
Já que vão sonhar, o seu sonho deverá ser bem grandioso. As coisas pequenas não atraem as pessoas. Grandeza – isto sim é o que atrai fortemente os homens. Idealizem, caros jovens, sonhos bem grandiosos. Os sonhos pequenos, ao contráro do que se pensa, possuem pequena possibilidade de concretização. Depois de idealizado o sonho, é preciso que se esforcem, passo a passo, para realizar esse sonho.

2a PALESTRA – OS 16 ARTIGOS DA LEI DA REALIZAÇÃO DO IDEAL – A CHAVE DA VIDA FELIZ – VOL. 1 PG. 95 – 120

Art. 1º – Concretiza-se aquilo que você reconhece (pg. 97)
Existem dois tipos de fenômenos, o autêntico (pg. 27-28 da Sutra Sagrada) e o falso. Para aprender a reconhecer o fenômeno autêntico (Fenômeno), pratique a Meditação Shinsokan.

Art. 2º – Aparece aquilo que se perdeu (pg. 98)
Não importa se algo mentalizado seja falso ou verdadeiro; se for mentalizado constantemente, materializa-se e aparece concretizado (...) Contudo, de nada adiantará se a mentalização for acompanhada de sentimentos de apreensão e receio de que “será muito difícil acontecer algo tão bom para uma criatura como eu”. Isso é o mesmo que mentalizar constantemente “meu ideal não se concretizará”.

Art. 3º – Acreditar que o ideal já está realizado (pg. 99)
Se imaginar dificuldades, estas surgirão exatamente como você as imaginou, devido à ação do segundo artigo. Por essa razão, deve varrer de sua mente o pensamento de que “haverá dificuldades”.

Art. 4º – Ponha em ação a “solicitação” que brota espontaneamente do interior (pg. 100)
Onde não existe movimento ou ação, não há concretização no mundo fenomênico. O ideal não poderá se transformar em realidade apenas pela oração sem a ação. Observe que existem dois “fatores para a realização do ideal” aparentemente contraditórios quando dizemos que (1) não é necessário empurrar com força, (2) mas não se deve impedir o movimento de descida que ocorre naturalmente. Conservemos sempre o sentimento natural, segunda Norma Fundamental.

Art. 5º – Ter a coragem de agir (pg. 103)
No seu interior aloja-se o ideal inspirado por Deus. Onde faltam a resolução e a coragem para agir, nenhum ideal poderá ser realizado.

Art. 6º – Quem rouba será roubado e quem dá receberá (pg. 103)
Se você pensar constantemente em servir ao próximo, em trabalhar pelo bem do próximo, em abençoar o próximo e em dar de si próprio para a felicidade dos outros, também você será abençoado por outros, apoiado por todos e automaticamente se tornará feliz.

Art. 7º – Agradecer pela felicidade atual que você já recebeu, por menor que ela seja (pg. 104)
O sentimento de gratidão sintoniza-se com as vibrações do mundo de Deus e tem o poder de reproduzir no mundo do fenômeno todas as coisas boas que existem no mundo de Deus

Art. 8º – Agradecer a Deus e aos antepassados (pg. 105)
Quando agradecer aos antepassados, será feita a ligação com as ondas espirituais deles, aumentará a força de proteção espiritual dos mesmos e a concretização do seu ideal será mais fácil.

Art. 9º – Agradecer aos pais (pg. 107)
Lembrando sempre o profundo e o imenso amor dos pais, agradeça-lhes todos os dias durante a Meditação Shinsokan, imaginando o rosto deles e dizendo repetidas vezes: “Obrigado, papai e mamãe”.

Art. 10º – Obedecer a lei de céu e terra: liderança do marido e concordância da mulher (pg. 108)
Quando a esposa perde a virtude da docilidade e humildade, não pode aí nascer a vida, assim como não pode viver peixe no leito de um rio que perdeu a água e ficou rachado pela seca.

Art. 11 – Eliminar a autolimitação que há no subconsciente (pg. 113)
Se o ideal não se realiza é porque, embora o consciente deseje a sua realização, existe no profundo do subconsciente um pensamento contrário que repele ou impede a concretização do mesmo.

Art. 12 – Abandonar o pensamento que espera a atenção e a compaixão dos outros (pg. 115)
Há muitas pessoas que não conseguem se curar porque, mesmo tendo no seu consciente o imenso desejo de se curar, dentro do subconsciente possuem o desejo de estar doente.

Art. 13 – Varrer a ideia de que o homem é filho do pecado, ideia essa acompanhada de autopunição (pg. 115)
Se o homem quer realmente viver feliz, próspero e com saúde, deve eliminar a consciência de culpa e a ideia de autopunição que exigem o sofrimento como resgate do pecado, ambas escondidas no fundo do seu subconsciente.

Art. 14 – Abandonar o culto à pobreza honrada (pg. 116)
Quando existe tal pensamento, por mínimo que seja, no consciente ou no subconsciente, a pessoa não pode atrair a riqueza, pois o pensamento é uma força magnética. Esse pensamento repele e impede que a riqueza se aproxime, tal como dois polos negativos de imã que se repelem reciprocamente.

Art. 15 – Alegrar-se com a felicidade dos outros (pg. 117)
No budismo, esse espírito de se alegrar pela alegria do próximo é colocado em terceiro lugar entre as “quatro virtudes” (shimuryoshin), que são: amor, compaixão, alegria e desprendimento. Abençoe a felicidade do próximo como se fosse sua.

Art. 16 – Ter a mente alegre (pg. 119)
Mesmo que estejam completas todas as condições necessárias para a concretização do ideal, se você perder a mente alegre, o seu ideal poderá não se realizar.

IDEALIZA UM GRANDE SONHO
Irmão,
não importa a tua idade,
idealiza um grande sonho,
tão grandioso como o céu.
O teu sonho transcenderá o teu corpo,
subirá, crescerá e se expandirá além;
com resplendor, preencherá o Universo
e se transformará em asas misteriosas
que te levarão a um mundo bem mais alto.
Nas asas do sonho,
os jovens avançam
e os velhos se renovam
Irmão,
não retenhas as asas do teu sonho,
imagina que és infinitamente grandioso.
Não receies subir demasiado alto,
não hesites,
não retrocedas,
não diminuas a ti próprio.
Abrindo as asas do sonho,
ultrapassas os limites do corpo.
Ainda que teu corpo seja tão pequeno
quanto o pó da terra,
através do sonho tens o poder de te unires
à imensa energia criadora do Universo.
Irmão,
não permitas que a tristeza te domine;
mas, se fores dominado, erga-te de novo.
Ainda que teu sonho seja desfeito,
tens o direito de sonhar novamente.
Imagina que em ti ainda resta uma grandiosa energia.
Para quem sonha,
este mundo é sempre um novo mundo.
Irmão,
não te permitas cair.
Mas, se caíres, levanta-te de novo.
Ainda que percas a confiança,
ainda que fracasses naquilo que tentas,
não te permitas cair totalmente.
O sonho é a morada da esperança.
Na imensa morada do sonho
nascem tenros rebentos de esperança,
e os brotos crescem alimentados pelo sonho.
O sonho é a morada da esperança.
Irmão,
desenha na tua mente
o mais brilhante e grandioso sonho.
Não te imagines um ser triste e sombrio.
Sabe que a MENTE é criadora onipotente,
e serás exatamente como te fizeres em tua mente.
Se te imaginares um ser triste e sombrio,
assim te tornarás.
Porém, se te imaginares um ser brilhante e poderoso,
assim tu serás,
pois a MENTE é criadora onipotente.
Irmão,
conheces alguém que realizou grandes feitos
sem ter um grande sonho?
Não vês que todas as obras grandiosas do mundo
são produtos de sonhos?
Cristóvão Colombo descobriu a América
porque venceu as ondas bravias da vida
com a caravela chamada “sonho”.
Locomotivas, navios, automóveis,
aviões, rádio etc.,
tudo é concretização de sonhos.
Quando sonharam com um novo continente,
foi descoberto o continente americano.
Quando sonharam em voar pelo céu,
foi inventado o avião.
Quando sonharam com fotografia animada,
surgiu o cinema mudo.
E quando sonharam com cinema sonoro,
surgiu o cinema falado.
Irmão,
Sê um bravo sonhador!
Conscientiza que teu sonho é onipotente!
Ao te conscientizares de que és onipotente, realmente o serás
Os bravos sonhadores também às vezes parecem fracassar.
Entretanto, não deves esmorecer em momento algum.
Quando pareces fracassar, estás, na verdade, bem próximo da realização do sonho.
O aparente fracasso é o prenúncio do êxito.
A situação desfavorável torna-se favorável.
Todos os males vêm para o bem.
Colombo não estava bem próximo da América
quando os tripulantes de sua esquadra,
desesperados por não avistarem sinais de terra,
estavam prestes a se amotinar
e manobrar as caravelas para regressar?
Irmão,
a situação adversa transforma-se em situação favorável.
Sempre que estiverem em dificuldade,
lembra-te de Cristóvão Colombo.
Não temas o fracasso.
Cada vez que fracassares,
lembra-te de que estás mais próximo da concretização de teu sonho.
Para não seres tragado pelas ondas bravias da vida,
nada com o salva-vidas chamado “sonho” bem fixo em teu coração.
(A Verdade da Vida, vol. 20, pg. 220-223)

Nenhum comentário:

Postar um comentário