Penúltima Revelação Divina. Como já dito anteriormente, com assuntos pertinentes ao Japão fenomênico, neste caso, da meia-noite de 28 de dezembro (faltou informar o ano, Mestre!). Mas boa parte do que entendemos como a, por assim dizer, "Doutrina Política da Seicho-No-Ie" está aqui delineado. Vocês podem catar aqui e ali tal doutrina, mas, para quem realmente se interessa, podemos ver alguns excertos dele em Descoberta e Conscientização da Vida Humana, O Que Deve Fazer o Dedicado à Iluminação e Guia Para Uma Vida Feliz, dentre outros. Isso até mereceria uma análise mais acurada. Quem sabe mais à frente?
"O
país é extensão da Vida do homem, assim como o corpo físico é
extensão da Vida da pessoa. A conscientização de que a Vida do ser
humano nasceu de Deus e é divina, exige que o país, que é sua
extensão, também seja divino e nascido de Deus. Esta exigência é
que dá origem à mitologia de que o país foi criado por Deus. Além
disso, o ser humano tem a consciência de que ele é nada e ao mesmo
tempo absooluto, senhor de tudo, ser eterno e soberano (democrático),
e essa consciência exige que seja atribuída também ao mundo, que é
extensão da Vida do homem. Isto porque o mundo que se contempla é o
mundo da mente da pessoa que o contempla.
Tanto o corpo físico como também o país, ambos são “mundos”
(objetos) projetados por aqueles (sujeitos) que os veem.
A
exigência da 'mente que vê' manifesta-se no corpo carnal como
cérebro, e no país como eterno chefe de Estado; ela exige a
existência1
do Tenno2,
que é nada (desapegado), absoluto e soberano. O caráter divino do
Tenno
advém do fato de que a Vida do próprio ser humano é divina. Isto
é, sendo divino o 'sujeito (o povo) que vê', é também divino
o Tenno,
que é o objeto (alvo) visto. Por isso, quando a natureza do 'sujeito
(povo) que vê' fica encoberta e turva, o caráter divino do Tenno
fica encoberto e não se manifesta. Assim é a situação atual.
O
ser humano, sendo ele próprio divino, criou no país de origem
divina a mitologia da descendência divina e se vê residindo dentro
dessa história. Descendência divina se refere ao próprio ser
humano; isto é, o próprio povo é descendente do Céu, e isso nada
mais é que reflexo da consciência de que ele é filho de Deus.
Portanto, o povo é o sujeito, e o governante é o objeto.
Considerando isso do ponto de vista da unidade entre o sujeito e o
objeto, compreende-se que o governante e o povo constituem uma só
unidade, na qual o povo reverencia o governante e esse reverencia o
povo. O governante que reverencia o povo identifica-se com o fato de
o povo reverenciar o governante. O governante e o governado são um;
governar e sentir são um; o governante e o povo se identificam. O
caráter absoluto do Tenno
advém do caráter absoluto do ser humano (povo), que é o sujeito
que vê o objeto. Quando o povo perde a consciência de sua natureza
absoluta, desaparece o caráter absoluto do país e do Tenno.
A
perda da consciência da natureza eterna do povo por causa de
sucessivas derrotas manifestou-se em forma de interrupção
temporária da soberania do país e do Tenno."
(Revelação Divina da meia-noite de 28 de dezembro)
1N.
da T.: No Japão.
2N.
da T.: Imperador do Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário