quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Questões Doutrinárias: O Princípio de Convergência ao Centro é Compatível com o Espírito de Rebeldia?

Questão interessantíssima esta, do Círculo de Harmonia do mês de setembro, pg. 7. Reflitemos muito sobre este assunto!

"A organização da Seicho-No-Ie é composta por idealistas que trabalham em harmonia com um objetivo comum. Mas, embora sejam minoria, há aqueles que se tornam dirigentes, e depois de algum tempo demonstram resistência em acatar as orientações e determinações das instâncias hierárquicas superiores. Há alguns que passam a ser opositores perante sua regional, Sede Central e até quanto às coordenadas da Sede Internacional. Essas pessoas dizem que não estão violando princípio de ´Convergência ao Centro´, que constitui importante orientação direta do fundador da Seicho-No-Ie, professor Masaharu Taniguchi.

Eles costumam dizer: 'Minha postura é perfeitamente convergente ao centro, porque o Centro é Deus e eu sigo a vontade de Deus'. E é frequente citarem o artigo 8, das Diretrizes do Movimento de Iluminação da Humanidade, do livro O que Deve Fazer o Dedicado a Iluminação, em que consta: 'O Movimento de Iluminação da Humanidade não tem como centro a vontade humana. O centro é a vontade de Deus'. E ao questionarem as decisões da Sede Central, costumam citar outro trecho do artigo 8, onde se lê: 'O edifício da Sede Central da Seicho-No-Ie instalada na Terra nada mais é que um escritório', tentando assim desqualificar a autoridade da Sede Central, como se a função da Sede Central fosse apenas a de organizar papéis e carimbar documentos.
Gostaria de convidar a todos para atentarem com sinceridade e humildade ao texto completo do artigo oito, das Diretrizes do Movimento de Iluminação da Humanidade, citado acima, em que o mestre Masaharu Taniguchi reconhece claramente a organização instituída como canal por onde fluem as orientações, não só burocráticas, mas também doutrinárias: 'Na qualidade de órgão que executa aqui na Terra os serviços doutrinários e burocráticos desse movimento, foram instituídos o Supremo Presidente e o Vice-Supremo Presidente, como também o Diretor-Presidente, os diretores, os presidentes da Associação dos Preletores Regionais, os preletores regionais, os presidentes-executivos da Associação dos Jovens, os presidentes da Federação das Associações Pomba Branca e Fraternidade etc.'.
Essas pessoas questionadoras e opositoras, certamente são maravilhosos filhos de Deus, que, à sua maneira, também amam a Seicho-No-Ie, mas precisam despertar para sua real grandiosidade. O sagrado Mestre Masaharu Taniguchi diz nas palavras do dia 10 de março, do livro A Verdade da Vida, volume 37: 'O espírito de rebeldia é prova de inferioridade. O oposto do espírito de rebeldia é o ‘espírito acolhedor’ – espírito de compreensão e magnanimidade. Esse espírito provém da consciência de nossa própria grandeza'.
No primeiro volume do livro Sabedoria da Vida Cotidiana em 365 Preceitos, página 121, o mestre Masaharu Taniguchi ensina: 'Se os elementos internos da organização ficarem apontando os defeitos uns dos outros e lançando críticas mútuas, acabarão provocando a cisão interna, e isso servirá para enfraquecer cada vez mais a força da organização no seu movimento de expansão externa, dificultando a concretização do objetivo de iluminar a humanidade'. Participar do Movimento organizado da Seicho-No-Ie é colaborar para o estabelecimento do Reino de Deus na face da Terra e é um excelente exercício para anulação do ego. No mundo religioso as posições mudam a todo instante e aquele que é está em posição hierarquicamente inferior a nós, amanhã poderá estar em posição superior e vice-versa. Onde a vida nos situe, devemos dar o nosso melhor com gratidão e contribuir para o desenvolvimento do todo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário