quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Da Quadragésima Terceira Palestra

E voltamos, justamente num onze de setembro, ao Domingo da Seicho-No-Ie, para Explicações e Prática da Purificação da Mente. Era baseado no vol. 2 da Filosofia da Verdade que Gera Milagres, mas me baseei mesmo foi no "Viver Junto Com Deus", mais especificamente no trecho em que o Mestre nos informa o surgimento de tal prática. Que trecho é este? Segue abaixo!

PALESTRA – DOMINGO DA SEICHO-NO-IE – EXPLICAÇÃO E PRÁTICA DA CERIMÔNIA DE PURIFICAÇÃO DA MENTE – 11.09.2011 – VIVER JUNTO COM DEUS – PG. 110/116


O corpo carnal é manifestação da mente

Como o corpo carnal é reflexo da mente, o inchamento de alguma parte do corpo é manifestação da mente “inflada” pela insatisfação. O corpor carnal é um órgão no qual se manifesta a mente. Quando nos encolerizamos e “contraímos” a mente, cerramos os punhos. A mulher que cria um “nó mental” devido ao atrito conjugal pode contrair câncer ou mioma no útero.
O líquido que se acumula em alguma parte do corpo é manifestação de tristeza. Quando estamos tristes, saem lágrimas dos nossos olhos. Lágrima é matéria, e a tristeza vem da mente. Algumas pessoas pensam que mente e matéria são existências independentes, mas a tristeza mental se concretiza em formas de lágrimas, que são matéria. Lágrima é materialização do sentimento de tristeza. Toda energia mental extingue-se ao ser manifestada em forma, assim como a energia elétrica das pilhas de um farolete é eliminada quando se manifesta em forma de luz. Quando exteriorizamos a tristeza sob a forma de lágrimas, chorando até não poder mais, ela é eliminada e nos sentimos aliviados. Mas, se não exteriorizarmos a tristeza, ela se manifestará em alguma parte do corpo em forma de doença.

O processo e o mecanismo pelos quais a tristeza se manifesta como doença

Vivendo numa sociedade, não podemos chorar a qualquer momento na frente dos outros. Por isso, muitas vezes acabamos reprimindo a tristeza que deveria desaparecer em forma de lágrimas e a guardamos dentro de nós. Ao conter as lágrimas e represar a tristeza no nosso interior, podemos contrair doenças como a pleurisia, que causa acúmulo de líquido na pleura, a peritonite ou a ascite.
Deus não criou tais doenças. Elas são manifestações da tristeza geradas pela ilusão do homem. Quando o doente consegue eliminar o sentimento de tristeza, a doença desaparece.

A desarmonia conjugal manifesta-se como doença no aparelho genital

Se houver algum sentimento de tristeza ou insatisfação em um casal, esse sentimento se manifestará no aparelho genital. A sra. Aoki estava com cistoma no ovário, doença que causa acúmulo de líquido nesse órgão. Eu lhe disse o seguinte: “A sua doença do ovário é manifestação do sentimento de tristeza guardado dentro de si. Para se curar, você precisa se harmonizar com seu marido e serenar o seu mundo mental. Nós nascemos aqui na Terra para polir a nossa alma através dos sofrimentos, tristezas e problemas, que são o esmeril da nossa alma, a fim de alcançarmos o crescimento espiritual. Assim como o diamante bruto que, depois de sofrer o processo de lapidação, passa a brilhar resplandecentemente, a alma do homem é colocada nas mais variadas situações e passa por diversas dificuldades e problemas para ser lapidadas. Por isso, você não deve se revoltar contra os problemas. Não sei como o seu marido a trata, talvez ele a agrida com palavras grosseiras. Seja como for, receba tudo o que vem dele com sentimento de gratidão, considerando a atitude dele como 'esmeril' que Deus enviou para polir a sua alma e fazer com que você se torne um espírito mais elevado”.

Todos os ambientes e todas as situações ajudam a polir a alma

O ambiente em que a pessoa se encontra, as circunstâncias, o comportamento e a atitude dos outros, tudo é “esmeril” para polir a sua alma. Foi Deuis quem colocou essa pessoa no lugar mais apropriado para essa tarefa. O diamante, após ser lapidado e tornar-se uma joia brilhante, não ficará mais na fábrica de lapidação; ele será exposto na vitrina de uma loja elegante e irradiará o seu brilho. Do mesmo modo, enquanto a alma de um indivíduo estiver sendo “lapidada”, ele enfrentará diversos problemas, mas, terminada essa fase de aprimoramento, será transferido para um ambiente repleto de alegria e felicidade.

Ao concluirmos o polimento da alma, passamos para uma nova situação

No livro de minha autoria Ai wa Kei Yorimo Tsuyoshi (O Amor Supera o Castigo) contei a história de Starr Daily, que, ao ver a imagem de Jesus Cristo na prisão onde cumpria pena, converteu-se para o bem, mas passou a receber maus-tratos dos outros prisioneiros que o consideraram um traidor. Ele conseguiu deixar esse meio quando passou a reverenciar a Imagem Verdadeira dos prisioneiros e a agradecer-lhes. Ele foi o único a ser transferido e tornou-se enfermeiro do hospital dessa prisão. Mesmo que uma pessoa fuja de uma situação antes de concluir o treinamento, dizendo que não consegue suportar, ela continuará deparando com o mesmo tipo de problema enquanto não conseguir o crescimento espiritual.

O cistoma desapareceu quando passou a reverenciar o marido, considerando-o manifestação da misericórida de Deus

Após explicar à sra. Aoki a causa mental da sua doença por meio de teoria e de citação de fatos reais, continuei: “Não importa como o seu marido se manifeste, isto é, não importam as atitudes e as palavras com que ele a trata nem a infidelidade dele. Considere-o manifestação da misericórdia de Deus para polir a sua alma e reverencie-o. À medida que a sua alma for se purificando, seu marido começará a melhorar. Assim, a sua tristeza desaparecerá e, como consequência, o líquido que está acumulado no ovário como manifestação da tristeza também desaparecerá”.
Após um mês, a sra. Aoki voltou a me procurar e disse: “Graças ao senhor, o cistoma desapareceu. Curei-me sem ser operada. Muito obrigada”.

Análise do caso de uma senhora que sofria de neuralgia

A sra. Aoki, após relatar a cura da sua doença, contou o caso de uma amiga, professora de curso primário, residente em Kamakura. Ela sofria de neuralgia e sentia dores terríveis por todo o corpo, o que a impossibilitava de trabalhar. Ela precisava voltar a dar aulas, pois seria demitida se faltasse mais de um ano ao trabalho. A sra. Aoki disse estar com muita pena da amiga, que precisava arcar com as despesas médicas, e perguntou-me como deveria orientá-la.
Também fiquei com pena dessa professora e disse à sra. Aoki:
– O corpo carnal é formado de matéria, e matéria não sente dor. A mesa, por exemplo, por mais que lhe dermos pancadas, por mais que a raspemos com uma faca, não sente dor. Se sentimos dor em alguma parte do corpo, é porque a mente está doendo. A dor do corpo não passa de reflexo da dor mental. Eliminando-se a dor mental, o corpo deixará de doer.
– Mas o que é dor mental? – perguntou a sra. Aoki.
– A sua amiga provavelmente não se dá bem com algum membro da família e deve estar odiando essa pessoa – assim apontei.
Então a sra. Aoki revelou:
– Ela não se dá bem com a sogra. Está muito revoltada com a sogra que a maltrata, mas suporta tudo em silêncio.
– Então ela mantém reprimida a dor mentla, sem exterioriz-a-la. Até certo ponto, a dor mental pode permanecer reprimida, mas, quando ela atinge o ponto de saturação, busca uma saída e se manifesta em forma de doença que causa dor no corpo – expliquei.

Para eliminar a dor mental reprimida

– O que se deve fazer para eliminar dor mental? – perguntou a sra. Aoki.
– No caso de sua amiga, é preciso extravasar o ódio que guarda dentro de si. Para isso, ela poderia dar socos num pilar, fazendo de conta que é a sogra, e gritar: “Sua sogra maldita, sua bruxa, velha rabugenta! Morra de uma vez!”. Agindo assim, ela exteriorizaria todo rancor e ressentimento guardados dentro de si. A dor mental causada pelo ressentimento pode ser reprimida por algum tempo sem que se manifeste em forma, mas, quando a energia do ódio e da tristeza atinge o ponto de saturação, explode e se manifesta em forma de doença que causa dores. Eu disse que a sua amiga poderia extravasar todo ódio que sente contra a sogra dando socos num pilar e proferindo palavras de insulto. Mas, pensando bem, haveria o risco de a sogra ver a nora fazendo isso e ficar furiosa; portanto, acho que não é recomendável agir dessa forma. Então, sugiro outro método: desabafar, por escrito, a tristeza, a raiva e o ódio que estão represados no coração. Por exemplo, ela poderá escrever: “No dia tal do mês tal eu disse tal coisa à minha sogra com a intenção de ajudá-la, mas ela me interpretou mal e me repreendeu aos gritos. Sua sogra maldita, velha rabugenta! Morra de uma vez!”. Mas não basta escrever. Deve depositar esse papel no oratório em que a família oferece culto a Deus e aos antepassados e orar sinceramente: “O meu coração está repleto de sentimentos desprezíveis. Deus, purifique-o com Sua sabedoria e Seu amor, que são puros e belos”. Após a oração, retirar o papel do oratório, pois a sogra poderá encontrá-lo, ler o que está escrito e pensar que a nora, com intenção de matá-la, está pedindo ajuda a Deus e aos antepassados. Por isso, a sua amiga deve queimar o papel e, olhando a chama, agradecer mentalizando: “Deus está me purificando e eliminando o ódio que sinto da minha sogra. Muito obrigada, muito obrigada. O meu ódio já foi eliminado completamente. Muito obrigada!”.
Essa foi a orientação que dei à sra. Aoki

Eliminando-se o ódio reprimido, extinguiu-se a neuralgia

Cerca de um mês depois, a sra. Aoki voltou a me procurar e relatou:
– Professor, depois que recebi sua orientação, escrevi uma carta à minha amiga de Kamakura orientando-a conforme o senhor me ensinou. Ela aceitou os meus conselhos e, no memsmo dia em que recebeu a carta, escreveu num papel toda raiva e ódios reprimidos no coração, depositou-o no oratório e em seguida o queimou. Assim, nesse mesmo dia, conseguiu se livrar completamente da terrível neuralgia que a vinha atormentando por mais de um ano. Ela recuperou totalmente a saúde e voltou a dar aulas. Hoje, vim lhe agradecer em nome dela.

A origem da Cerimônia de Purificação da Mente e os seus resultados

Falei a respeito desse caso num seminário realizado na Academia de Treinamento Espiritual de Uji, em Kyoto-fu, famosa pelo chá. As Academias da Seicho-No-Ie são procuradas por pessoas que sofrem de doenças ou de outros problemas e por pessoas que desejam purificar a mente e aprimorar o espírito. Nesse seminário estava presente o sr. Taketoshi Yoshida, preletor da Sede Internacional da Seicho-No-Ie, que na época era funcionário dessa Academia. Ouvindo a minha palestra, ele pensou: “Que relato interessante! Através dessa prática as pessoas que possuem problemas podem purificar a mente e obter graças. Vou utilizá-la nos seminários de treinamento espiritual”. Hoje essa prática é chamada de Cerimônia de Purificação da Mente e é realizada em quase todas as nossas Academias de Treinamento Espiritual. Graças a ela inúmeras pessoas que sofriam de doenças e de outros problemas puderam purificar sua mente, livrar-se do sofrimento e iniciar uma nova vida. A Cerimônia de Purificação da Mente traz resultados milagrosos.
No livro Watashi wa Koshite Gan ga Naotta (Assim Curei-me de Câncer) consta o relato da sra. Mitsuko Ohira que se curou do câncer no palato após participar da primeira Cerimônia de Purificação da Mente realizada num seminário de treinamento espiritual sob orientação do sr. Taketoshi Yoshida.

MUITO OBRIGADO!

Um comentário: