domingo, 19 de junho de 2011

Da Trigésima Quarta Palestra

Ok, ok, esta vez minha trigésima quarta palestra foi um remake da trigésima terceira, sem maiores novidades: falei novamente sobre A Bússola Para O Progresso, desta vez numa versão teen ou juvenil, como preferirem. Preciso ainda transcrever a palestra ou vocês dão uma olhada no post destinado à trigésima terceira palestra, não mudei uma vírgula do que lá escrevi. O que preferem? Ok, ok, para os preguiçosos de plantão, segue a palestra, novamente:

PALESTRA – 19.06.11 – CAP. 12 – A BÚSSOLA PARA O PROGRESSO – PG. 45/46 DE “ENSINAMENTO DA VERDADE PARA OS JOVENS”

“Se você deseja adquirir conhecimentos, precisa pagar o devido preço para obtê-los”, disse Ruskin. Marden também confirmou: “Seja qual for o seu ideal, pague o seu devido preço. Se não quer pagá-lo, siga sem desejar nada. O que é bom não se encontra ao acaso na Natureza, nem existe caminho que encurte a distância para se chegar a algo de real valor. Não há senão dois caminhos a tomar na vida: ou avançar com determinação, conquistar a coisa almejada e tornar-se um vitorioso, ou recuar, e ficar à margem da vida como um mendigo”. Muitas pessoas sofrem fracassos porque tentam alcançar o sucesso sem despender o devido esforço, escolhendo o caminho mais cômodo, e acabam se perdendo no meio do caminho. Um bom exemplo é o caso de alguém que deseje ser um exímio pianista. Se ele mandar uma outra pessoa treinar ao piano em seu lugar e não se esforçar por si mesmo, jamais poderá se aprimorar nessa arte. Ninguém pode pagar por você o preço representado pelo “esforço”, para o seu aperfeiçoamento. Caso alguém pague o esforço por você, o mérito será dele, que alcançará o valor na quantidade correspondente ao seu esforço.
Se você pensa em realizar uma grande obra, não deve seguir evitando as dificuldades. É realmente lamentável que muitos jovens, por se esquivarem das dificuldades, por fugirem às responsabilidades e por procurarem uma vida cômoda, acabem perdendo a oportunidade de alcançar a gloriosa vitória que os espera mais adiante. É realmente uma pena que haja tantos jovens que, estando justamente na idade em que poderiam progredir com maior facilidade, acabem arruinando a própria vida perseguindo apenas diversões e prazeres. Nossa energia não deve ser consumida a ponto de não podermos mais regenerá-la. Não devemos consumir nossa energia em atos que nos degenerem e aviltem. É indispensável pagarmos o tributo chamado “esforço próprio” de modo construtivo, para aumentar nossos conhecimentos, enriquecer nossas experiências e enobrecer o nosso caráter, a fim de que possamos elevar a nossa vida, melhorar a nossa produtividade no trabalho e realizar sempre novas criações e novos progressos.
Se procurar pagar o preço denominado “esforço” visando a uma meta bem elevada, e cuidar para nunca avançar rumo a propósitos baixos, qualquer pessoa poderá, um dia, sobressair aos demais e elevar-se até se tornar uma luz que ilumina o mundo, uma personalidade que dará alegria à humanidade toda.

Oração Para Vencer As Dificuldades da Vida

Somos Filhos de Deus! Nossa casa é o reino de Deus onde moram Filhos de Deus! Deus, com Sua força onisciente e onipotente, nos ama e nos orienta. Seu amor não é imediatista; consegue ver longe e nos proporciona resultados surpreendemente benéficos; por isso, qualquer que seja a situação atual, jamais acontece de perdermos a fé em Deus.
Deus sempre nos concede Sua força onipotente e nos orienta com Sua sabedoria onisciente. Sendo infalível a Sua proteção e perfeita a Sua orientação, podemos sempre agir com a maior trnaqulidade, sem hesitação, confiando inteiramente na orientação divina que vem do nosso íntimo. Deus conhece sempre o melhor caminho. Por vezes Ele nos indica um caminho cheio de dificuldades, mas isso se restringe apenas aos casos em que sob a aparente “rocha de dificuldades” esconde-se uma maravilhosa mina de valor. Se nesses momentos formos escavando essa “rocha de dificuldades” sem nos amedrontarmos, chegaremos a uma maravilhosa e valiosa jazida.
Por essa razão, jamais evitamos as dificuldades. Deus não colocou petróleo, ouro ou diamante na superfície da terra onde qualquer um pudesse recolhê-los sem a menor dificuldade. Os grandes tesouros são dados como recompensa somente àqueles que se esforçam com dedicação e coragem para vencer as dificuldades. Se Deus planeja este mundo de tal forma que apenas através do esforço se conseguem coisas de valor, é porque somente assim o espírito humano consegue progredir e desenvolver-se. As disciplinas escolares fáceis não requerem esforço para serem aprendidas, mas a Verdade profunda o requer. Ela não pode ser alcançada através de disciplinas fáceis. À medida que vamos atingindo níveis mais elevados, as disciplinas vão se tornando mais difíceis, e a Verdade nelas contida também vai se tornando cada vez mais ampla e profunda. É no âmago das matérias difíceis que se encontra a Verdade profunda.
Entretanto, as lições a nós atribuídas não são, de forma alguma, incompatíveis com o estágio atual de nosso desenvolvimento. O grau de dificuldade é proporcional ao grau de nosso desenvolvimento espiritual. Por isso, mesmo uma dificuldade aparentemente insolúvel, está dentro dos limites da capacidade de solução de cada um de nós. Assim, não tememos, de forma alguma, as dificuldades. Quando o lazer é demasiado, as pessoas deliberadamente criam dificudades e se defrontam com elas, podendo sofrer vários acidentes, como, por exemplo, automobilístico. Entretanto, queremos desafiar as dificuldades de uma vida que valha a pena ser vivida, e sentimos alegria em vencê-las.
Agradecemos a Deus, que nos dá essa força e essa convicção!

(A Verdade em Orações, vol. 1, pg. 65-66)

A parte boa é que no próximo fim de semana, informação ainda a confirmar, tenho mais duas palestras, provavelmente no sábado, no Carlos Victor (substituindo a prel. Alda) e em Itaboraí, no Domingo da SNI, (substituindo a Ednalva), vez que ambas devem ir ao Seminário em Ibiúna para Preletores. A confirmar ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário