domingo, 12 de junho de 2011

5 - A Treva Se Extinguiu Para Os Que Mantiveram A Fé; A Fealdade E A Impureza Desapareceram, As Doenças Foram Curadas, Os Tristes Foram Consolados, E Os Sofrimentos Foram Mitigados

Retornando ao estudo da nossa RD, com esta pequenina frase. E o que ela nos informa? Bom, a exemplo das outras frases tamanho família, resta-nos fracioná-la aqui...

A TREVA SE EXTINGUIU PARA OS QUE MANTIVERAM A FÉ: Bom, o que isso significa? Usemos, bem ao gosto do Mestre Masaharu Taniguchi, uma metáfora: a fé seria uma vela ou uma fonte de luz. E a treva seria, vamos dizer, uma outra metáfora, algo inerente ao mundo fenomênico. Assim, ao passar pela treva, ou pela escuridão do mundo fenomênico, necessitamos de um guia, de um farol. E esse nada mais é do que a fé.
Fé. Palavra tão curta quanto complexa. Sim, pois essa tal da fé é que permitiu várias e várias curas de Jesus Cristo, por exemplo. Porque os que foram por Ele curados, acreditaram (ou tiveram fé) de que Ele os curaria, o que acabou acontecendo. Mas, do mesmo jeito, uma das coisas que provavelmente os Evangelhos não relatam, são as curas que Cristo não operou justamente pela falta de fé n´Ele.
E o que há de tão maravilhoso na fé? É o fato de que ela é o ponto de partida para que Deus possa agir em nossas vidas. Sim senhor, a antiga teologia nos ensina que Deus é onipotente. Balela. Nesta frase não penso, em nenhum momento, em menosprezar Deus, muito, mas muito pelo contrário. O poder de Deus é imenso, mas somente é imenso se nós assim o desejarmos e, mais do que qualquer outra coisa, se o aceitarmos como tal em nossas vidas.
Proponho, masaharutaniguchicamente, uma outra metáfora: imagine uma caixa d´água. A maior caixa d´água que vocês puderem imaginar. Imaginaram? Agora imaginem uma torneira, pequena, diminuta. Pois bem, esta torneira pequena podemos chamar de fé. A caixa d´água, o poder de Deus. E a água, as bênçãos de Deus. Entenderam o que eu quero dizer? Se grande a nossa fé, ou torneira, grandes são as bênçãos que receberemos. Se pequena a nossa fé, ou torneira, pequenas são as bênçãos que receberemos. Captaram?
Assim, a treva se extingue para os que mantiveram a fé, ou seja, mantiveram a torneira aberta. Nisso há uma outra questão: a da perseverança... por quanto tempo deixamos a nossa torneira ligada, ou a fechamos, imaginando que não conseguiremos nada ou pouca coisa de Deus? That´s the question! Continuemos, então...

A FEALDADE E A IMPUREZA DESAPARECERAM: Lembram-se da Verdade, do Bem e do Belo? A fealdade é a imagem distorcida do Belo. A impureza, da pureza. Todas estas sumiram, pois não tem realidade aparente...

AS DOENÇAS FORAM CURADAS: Claro, já que a doença é a distorção da saúde absoluta, logo, mais este aspecto trevoso também se extingue quando exposto à luz.

OS TRISTES FORAM CONSOLADOS: A alegria também se estabeleceu na mente de quem iluminou a sua mente com a fé positiva. Lembremo-nos agora das chamadas bem-aventuranças, capítulo 5 do Evangelho de Mateus: Bem-aventurados os que choram, pois haverão de rir. E haverão de rir mediante o quê: Mediante a fé! Somente a fé!

E OS SOFRIMENTOS FORAM MITIGADOS: E, por fim, tudo deu certo, e os sofrimentos não mais existem. Não é maravilhoso isso?

Agora analisemos cada um dos aspectos acima: fealdade, impureza, doença, tristeza e sofrimentos. Todas elas são aspectos trevosos, são ausências da luz, repartida neste caso, respectivamente, na beleza, na pureza, na saúde, na alegria e na ausência de sofrimentos. Então, a partir deste momento, tudo o que é negativo, tudo o que é obscuro, com a tua fé, simplesmente desaparecerá! Captaram?

Uma questão suplementar: alguém poderá dizer, ainda a respeito da torneira na caixa d´água, se podemos trocar a torneira para uma de maior calado. Podemos? Claro que sim! Aliás, o que Deus mais quer nessa vida é que aumentemos o tamanho de nossa torneira! Somente assim podemos receber, mais e mais, as graças divinas. Sem culpa, sem qualquer recriminação. Apenas por sermos Filhos de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário