domingo, 5 de junho de 2011

5 De Junho: Dia Mundial Do Meio Ambiente

Oração Para Compreender que o Ser Humano É A Própria Natureza

No capítulo 1 de Gênesis está escrito que "Deus criou o homem à Sua imagem". Essa frase expressa a Verdade profunda, e não um significado aparente, como o de que "a imagem física do ser humano é semelhante a Deus". O verdadeiro significado é "A ideia de Deus é manifestada concretamente no ser humano", ou, em outras palavras: "No âmago do ser humano existe a natureza divina". A aludida frase bíblica refere-se ao espírito, e não ao corpo carnal. Ela mostra que nas profundezas da alma humana existe a capacidade de compreender e amar a Verdade, o bem e o belo inerentes a Deus, bem como o fervoroso anseio de expressá-los. Deus criou o Universo e todas as coisas da Natureza, e o ser humano, que é filho de Deus, traz dentro de si a capacidade de elaborar infinita diversidade de imagens e também um imenso poder criativo, assim como o Pai.
Saibamos que esse fato é expresso também em nosso corpo carnal, ou seja, em nossa imagem fenomênica. Quando o corpo humano começa a tomar forma no útero materno, passa por um estágio em que parece um peixe com cauda. Mas ninguém se assusta com esse fato, pois todos sabem que o corpo do feto vai mudando e, completado o período da gestação, o bebê nasce com a forma normal do ser humano. Nos livros a respeito do sistema nervoso, consta que existe no ser humano uma área cerebral semelhante ao cérebro dos répteis, e que essa área é envolta por outra maior, o que caracteriza a formação do cérebro humano. Assim, a parte predominante do cérebro impede o afloramento dos desejos primitivos e o ser humano consegue viver numa sociedade complexa. Mas, por outro lado, com o uso do "dispositivo automático" que se chama instinto físico, são possíveis o processo de reprodução e a sobrevivência física.
O corpo humano tem também pontos comuns com os insetos. A maioria dos mamíferos não é dotada do sentido da cor, que permite a nós, humanos, ver o mundo repleto de cores. No mundo visto pelos animais como cães, gatos, bois, carneiros e outros, não existem céu azul, nuvens brancas, florestas verdes, lagos de azul profundo etc. Também não existem glicínias de cor lilás, caqui vermelho, crisântemos amarelos, soas de várias cores etc. Mas os insetos são dotados do sentido da cor comparável ao dos seres humanos, ou até mais desenvolvidos, devido à necessidade de encontrar, em meio à ramagem verde, flores que lhes forneçam néctar e pólen e frutas maduras que lhes sirvam de alimento. Pela mesma razão, as aves que se alimentam de frutas também têm o sentido da cor bastante desenvolvido. O fato é que no corpo humano existe também mecanismos comuns a diversas espécies de peixes, répteis, aves e insetos, e isso contribui para a manutenção da nossa existência física.
Lembremo-nos também da estreita relação entre as plantas e o ser humano. A maioria dos animais absorve, como fonte de energia, o hidrato de carbono produzido pelas plantas e se movimenta graças a isso. Em suma, se não existissem as plantas, os animais não teriam a fonte de energia e não poderiam se movimentar. Só esse fato é motivo suficiente para sentirmos imensa gratidão às plantas. Mas, além disso, elas nos beneficiam também do ponto de vista psicológico, pois, ao olhar para as verdes ramagens, sentimos paz interior e equilíbrio mental. Por isso, na maioria das grandes cidades existem vias arborizadas, e no interior dos edifícios modernos são colocados gandes vasos com plantas ornamentais. Muitas pessoas costumam ter plantas em torno de si para manter o equilíbrio mental. Os fungos também são indispensáveis para a sobrevivência do ser humano. Graças a certos tipos de fungos e agentes de fermentação que servem para a produção de queijo, e também a inumeráveis microorganismos que habitam os intestinos, o ser humano obtém os nutrientes que o próprio organismo não é capaz de produzir sozinho e assim consegue levar uma vida sadia. Ao pensarmos desse modo, temos de reconhecer que o nosso corpo é realmente uma obra da Natureza, uma dádiva que ela nos fornece.
Refletindo com base nesses fatos, compreendemos o verdadeiro significado da afirmação de que a "ideia de Deus é manifestada concretamente no ser humano". A ideia de Deus é a harmonia de todos os seres e todas as coisas. A convivência harmoniosa de todos os seres, beneficiando uns aos outros e colaborando para alcançar níveis cada vez mais elevados - essa é a imagem do mundo de Deus. Quem lesa os outros para atingir o próprio objetivo e não tem nenhum escrúpulo em destruí-los está em desacordo com a ideia de Deus e com a vontade de Deus. O mecanismo do nosso corpo e a maneira como vivemos neste mundo mostram, de modo convincente, a importância do convívio harmonioso de todos os seres. Nós não vivemos com nossa própria força. Somos vivificados por todos os seres, sustentados e beneficiados por eles. Por estar consciente disso, eu também me regozijo em vivificar todos os seres e todas as coisas. A natureza divina - ou natureza búdica - latente no ser humano faz com que percebamos a Imagem Verdadeira do mundo ao nosso redor, em que tudo e todos convivem em grande harmonia, e nos determinemos a expressar essa Imagem Verdadeira em nossa vida cotidiana e em nosso modo de viver.
Alcancei essa conscientização e, na qualidade de personificação da ideia de Deus, renovo a minha determinação de viver para concretizar a grande harmonia de todos os seres e todas as coisas. Sou a própria Natureza. A Natureza está em mim mesmo. Obrigado.

(Orações Diárias, Masanobu Taniguchi, pgs. 94/100)

Esta é uma pequena homenagem deste blog ao Dia Mundial do Meio Ambiente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário