domingo, 14 de novembro de 2010

13 - Mesmo Que Agradeça A Deus, Aquele Que Não Agradece A Todas As Coisas Do Céu E Da Terra Não Consolida A Reconciliação Com Todas As Coisas Do ...

CÉU E DA TERRA

Continuemos nosso estudo com esta comprida, mas significativa frase, com a certeza de que haveremos de fracioná-la...
MESMO QUE AGRADEÇA A DEUS: Lembram-se que alguns posts atrás lancei uma ideia polêmica, mas plenamente compreensível aos olhos da RD sobre a alegada onipotência divina? Pois bem, esta frase e a próxima, principalmente, começam a esmiuçar esta ideia. Vamos lá então? Pois bem, mesmo que agradeçamos a Deus, ou seja, mesmo que nos voltemos a Deus com todo o nosso fervor, mesmo assim, o que pode nos acontecer?
AQUELE QUE NÃO AGRADECE A TODAS AS COISAS DO CÉU E DA TERRA: Mesmo que agradeçamos a Deus, se não agradecermos ao nosso entorno, o que irá nos acontecer?
NÃO CONSOLIDA A RECONCILIAÇÃO COM TODAS AS COISAS DO CÉU E DA TERRA: Parece óbvio, não? E é. Mas, elocubremos mais um pouco...
Mesmo que voltemos a nossa atenção a Deus, se não nos sentimos gratos com todas as coisas do céu e da terra não teremos a reconciliação verdadeira. E, não havendo a reconciliação verdadeira, o que ocorrerá? Ah, isso só na próxima frase, que vai fechar a tese da alegada onipotência divina.
Aliás, permitam-me discorrer um pouco, fugindo por um instante do estudo desta frase. A questão da onipotência divina está ligada a Verdade Horizontal, ou seja, a de que o mundo é reflexo da nossa mente. Como assim? Vou explicar...
Quais são as duas vigas-mestras da doutrina da SNI? A Verdade Vertical e a não menos importante (embora possa parecer) Verdade Horizontal. A primeira diz respeito ao Mundo da Imagem Verdadeira, a segunda ao mundo fenomênico.
A primeira nos diz que o Homem É Filho de Deus. E ponto. Ou, como melhor diria Totó, punto e basta! Ou seja, é intransitiva a nossa condição de filhos de Deus. Somos Filhos de Deus e ponto. Acabou, c´est fini. Inexistem condições dadas por Deus para sermos seus filhos. É preciso que este ponto fique bem claro na mente de todos que querem entender o pensamento da SNI.
E a Verdade Horizontal é decorrência lógica da Verdade Vertical. Como? Mais uma vez explico: Se somos Filhos de Deus, herdamos as qualidades de Deus, certo? Certo. Se herdamos as características divinas, qual é uma das principais características do Bambambam Master do Universo? A liberdade de criar. Só que, como somos crianças aos olhos divinos, nosso poder de criação ainda é diminuto. Então foi dado a essa diminuta capacidade nossa de criação o pomposo nome de livre arbítrio, ou seja, somos livres para criar todas as coisas que assim desejamos, nosso céu ou nosso inferno. E sabe porque isso? Porque somos filhos de Deus. Acaso não tivéssemos esse tal do livre arbítrio, não seríamos Seus filhos...
Mas, como escrevi antes, somos crianças perante Deus. E vocês bem sabem que as crianças são arteiras, levadas e... irresponsáveis, por não conhecerem direito ainda as leis da vida. Por isso levam choques enfiando dedos em tomadas, sujam-se todas ao manusear coisas de difícil manuseio etc etc etc.
Mas o destino de toda criança é crescer. Crescer significa progredir. Um dia ela vai saber que, se enfiar o dedo na tomada vai levar choque. Também chegará o dia em que saberemos que, ao guardar mágoa dos outros, não efetuaremos a reconciliação verdadeira.
Toda criança aprende, mais cedo ou mais tarde.
Nós também vamos aprender. Nossa sorte é termos um Pai que cuida de nós com amor e sabedoria absolutos, embora muitas vezes sequer nos demos conta disso, ou pior, nos revoltemos contra Ele tal qual crianças que ficam emburradas batendo pezinho e fazendo beiço quando são contrariadas... e, façamos uma reflexão, quantas vezes nos comportamos exatamente assim perante Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário