domingo, 3 de fevereiro de 2019

Mas, Preletor, E As Partes Positivas das Pessoas, Coisas, Fatos e Notas?

Em bom japonês: "Nanakorobi Yaoki"
Quando acabei de publicar o último post, pensei cá comigo: "ué, mas eu estou me queixando de minha nota 3,8? E cadê as partes positivas das pessoas, coisas, fatos e notas?" Então, vamos lá...
Não me queixei da nota. Queixei da minha postura. Tudo bem, vamos dar o devido desconto, início de ano, estamos ainda nos acostumando com um novo ritmo, uma nova pegada, mas tinha assuntos ali nas metas que eu deveria ser um tanto quanto mais incisivo, e não fui. E o resultado está aí. Mas não me queixo, até porque vivenciei isso anos atrás na faculdade...
Imaginem um nerd como eu ao fazer sua primeira prova na faculdade, Economia Política com um professor que fez me apaixonar perdida e tardiamente por filosofia, que praticamente passou o semestre todo nos incutindo uma pergunta: "A natureza humana é boa ou má?" (E aí, o que vocês acham?), e que na sua primeira prova foi me dar um... 4! Quase 3,8, non è vero?
Imaginem este golpe de rasteira na minha autoestima estudantil! Só me restou estudar como um condenado, engolir a vida e a obra (mais a vida do que a obra propriamente dita, para dizer a verdade...) de Adam Smith para apresentar um trabalho na turma (ele dividiu a turma em seis pensadores para resolver a questão que levantei acima: além de Adam Smith, tinha Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, Bernard de Mandeville e Rousseau), para finalmente parir um 8 e com a média chegar aos seis e garantindo minha aprovação. Mas não depois de um susto e tanto...
Mas que me fez lembrar, quase trinta anos depois (nossa, como já tô velho!) os exatos seis pensadores que imaginei nunca mais lembrar... ou seja, tem coisas que não adianta, ficam na nossa memória...
Como diz o meu ditado japonês favorito: Nanakorobi Yaoki! Ou seja, "Caia sete vezes, levante-se oito!" Oito, viu? E não 3,8!


Nenhum comentário:

Postar um comentário