domingo, 3 de março de 2019

Salve São Miguel!

Não, o confuso leitor não está enganado: ainda estamos em março. Então, por que cargas d´água este que vos tecla saúda São Miguel, ainda mais com um padre do lado? O preletor tá virando a casaca, é?
Calma, eu posso explicar tudo... sentem-se aí que eu conto...
O padre em questão é o Padre João Cláudio, que vem conseguindo fama graças às missas que faz em honra e glória de São Miguel Arcanjo uma vez por mês numa igreja daqui de Niterói, e até lançou um livro sobre tal fenômeno (tá vendo lá na minha mão, atrás do Devocionário de São Miguel - o livrinho de capa preta que não é de São Cipriano?). Como o dia de São Miguel se comemora no dia 29 de setembro e este fevereiro se encerrou com apenas 28 dias, o padre achou por bem rezar a missa no dia 25. E lá fui eu.
"Ok, preletor, entendi, você foi lá conhecer o padre, comprar o livro que eu sei, enfim... mas por que São Miguel?"
Ora, em primeiro lugar, abandonemos todo e qualquer sectarismo religioso, ok? Foi minha primeira vez e, confesso, estou tentado a ir mais vezes. E isso não me faz mais ou menos digno de ser preletor, ou dizer que estaria virando a casaca. Com algumas questões que eu, como praticante da Seicho-No-Ie, ponho em dúvida (como por exemplo, uma certa tara católica por se considerar pecador ("Há quem diga: pecador, pecador! Deus não criou pecador algum". Does it sound familiar?) , a celebração foi boa e, porque não dizer, impactante. Convido quem quiser a comparecer e me encontrar no próximo dia 29.03 lá, meio dia ou sete e meia da noite. Ou então acompanhar a missa pela internet (sim, é transmitida pelo Facebook!)
"Ok, preletor, já estou te vendo com batina e tudo, mas me conte, por que São Miguel?", diria um exasperado leitor. E o paciente preletor aqui responde:
Porque São Miguel Arcanjo é, além de obviamente a figura de Jesus Cristo, o único elo entre o cristianismo (catolicismo, em sua maioria) e a Seicho-No-Ie.
Sim senhores, o Mestre já falou em alguns livros sobre São Miguel Arcanjo, em especial em O Que Deve Fazer o Dedicado à Iluminação e Preleções sobre a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. É neste último livro que encontramos, na página 25, o seguinte:

"Quando se diz 'Deus que Se manifestou através da Seicho-No-Ie' está se referindo a Kanzeon Bosatsu. Quando certa pessoa orou fervorosamente 'Deus que Se manifestou através da Seicho-No-Ie, por favor, mostre-me sua imagem', visualizou a imagem de Kanzeon Bosatsu, que no cristianismo apareceu como arcanjo Miguel. Portanto, do ponto de vista de que todas as religiões, na sua essência, são iguais, eles são os mensageiros do céu. Arcanjo Miguel é o grande príncipe, o mais importante de todos os anjos, e seu nome aparece na parte final do livro profético Daniel no Antigo Testamento da Bíblia"

E, na página 26, após narrar a passagem de São Miguel no livro de Daniel, o Mestre conclui:


"Diz que chegou o momento em que o arcanjo Miguel, o anjo que ocupa posição espiritual mais elevada, precisará se levantar. Diz também que virá o momento em que os sofrimentos da humanidade atingirão uma gravidade jamais vista desde que os povos começaram a existir. Essa profecia diz que chegará a hora extrema do final do mundo, em que o arcanjo Miguel precisará se levantar e realizar um grandioso movimento de salvação, e que serão salvos os que estiverem inscritos no livro. Esse arcanjo Miguel citado no cristianismo se refere a Deus que Se manifestou através da Seicho-No-Ie, ou seja, Kanzeon Bosatsu do budismo. É a divindade que realiza a salvação através da força sobrenatural que lhe permite tomar 33 formas diferentes."

Por fim, antes do queixo de vocês caírem de vez, segue este pequeno trecho a seguir, também na página 26:

"O arcanjo Miguel equivale ao deus Suminoe (ou Sumiyoshi) citado na escritura xintoísta Kojiki (...)"

Agora vocês viram com quem vocês estão lidando? Se querem que eu desenhe mais simplificadamente, lá vai:

                           Arcanjo Miguel = Kanzeon Bosatsu = Deus Sumiyoshi

Entenderam porque eu queria tanto ir lá? Não era só pelo moicano do padre e sua história no mínimo peculiar (sambista e lutador de jiu-jitsu!) Era por causa de Miguelito também! Sim, porque se eu chamo Kanzeon de Kan-Kan e deus Sumiyoshi de Sussu, nada mais justo que tratar Miguelito como da família também.
Neste caso, também da família Seicho-No-Ie... 

Um comentário:

  1. Muito legal! Descobri esse blog hoje fazendo uma pesquisa no google, estou me divertindo muito lendo as coisas aqui. Muito obrigada!

    ResponderExcluir