sábado, 2 de março de 2019

Parabéns Atrasado, Antes de Mais Nada, Para Vocês Dois! (Dois?!)

No Japão já se contam 90 anos. Aqui no Brasil se contam "apenas" 89. It doesn´t matter, o que realmente conta é que ontem (01.03) a Seicho-No-Ie contou 90 ou 89 primaveras (ou invernos, já que março é inverno lá para os lados de Tóquio). Na verdade, tem até um volume da Verdade da Vida que é explicado isso, a data de 01.03.1930 é meio que ficcional, uma vez que o Mestre Masaharu Taniguchi convencionou esta data como lançamento da revista Seicho-No-Ie, mas ela já estava sendo distribuída, de carrinho de bebê para as sortudas famílias japonesas bem antes disso. Deixa eu ver se eu acho o volume que o Mestre esclarece este ponto, me esperem um minuto, por gentileza!
Ah, sabia que tinha aqui, é o volume 27, pegaram aí? Minha edição é um tanto quanto antiga, então talvez a minha página não bata com o volume de vocês, mas abram aí quase no finalzinho, na página 169:

"(...) Eu havia feito constar na revista o dia 1° de março como data do lançamento, mas a publicação ocorreu efetivamente no início de janeiro, portanto, com dois meses de antecedência. esse procedimento foi proposital e deveu-se ao fato de que eu necessitava de dois meses para ter uma ideia aproximada de quantos assinantes conseguiria, e, então, determinar a tiragem do número seguinte. Oficialmente, estabeleceu-se a data de 1° de março como o da publicação do primeiro número da revista Seicho-No-Ie; posteriormente, determinou-se comemorar nesta data o aniversário da fundação da Seicho-No-Ie, levando-se em consideração também o clima agradável dessa época do ano (N. da t.: Início de primavera, no Japão)
(grifei)

Então, atendendo-se a considerações de ordem prática (número de assinantes) bem como climáticas (início da primavera), convencionou-se comemorar o aniversário da Seicho-No-Ie juntamente com... o aniversário da minha cidade natal, de São Sebastião do Rio de Janeiro! (e o Rio também por certas idiossincrasias, não faz feriado na data de sua fundação, mas sim na data do seu Santo Padroeiro, São Sebastião, mais precisamente no dia 20/01... vai entender...). Assim, no cotidiano do carioca, o dia 01 de março passa totalmente despercebido, salvo... nesta última sexta, sexta de carnaval. Quer coisa mais carioca do que o carnaval? Nem título do Mengão no Maracanã lotado reveste-se de tamanha "carioquice"...
E, só para terminar as coincidências, hoje moro em Niterói, cujo santo padroeiro é São João Batista, cuja data é 24.06, feriado por aqui. E a cidade comemora sua fundação em... 22.11, feriado aqui também (carioca trabalha mais do que niteroiense, é comprovado kkk)
Repararam alguma coisa? Sim, 22.11 se comemora o que mais especificamente na Seicho-No-Ie? Seguem as alternativas abaixo:

a) (  ) a transcrição da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade;
b) (  ) a data da Revelação Divina da Grande Harmonia;
c) (  ) aniversário do Mestre Masaharu Taniguchi;
d) (  ) a queda do primeiro dente de leite da Emiko Taniguchi;

Ganhou uma sutra quem marcou a alternativa c), ou seja, o aniversário de Niterói coincide com o aniversário do Mestre Masaharu Taniguchi. Vejam que feliz coincidência: minha cidade natal foi fundada na mesma data que a Seicho-No-Ie (quer dizer, veja bem...) e a cidade onde moro foi fundada no aniversário do Mestre!
E agora, mais uma feliz coincidência para encerrar este festival de sincronicidades junguianas: nasci na mesma data (10.10) que Emiko Taniguchi, literalmente, a filha do homem!
Bom, chega por agora, senão vou ficar insuportável achando que tudo isso é pessoal! Próximo post, por gentileza!



Nenhum comentário:

Postar um comentário